Estabelecido no plano de 100 dias, governo entrega equipamentos a povos indígenas em Marechal Thaumaturgo

Compromisso cumprido estabelecido no plano de 100 dias de governo, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) entregou, nesta terça-feira, 4, em Marechal Thaumaturgo, equipamentos que vão auxiliar beneficiários do Programa de Incremento Produtivo Comunitário (IPC) e Planos de Gestão em Terras Indígenas (PGTIs).

Governo, por meio da Semapi, entregou materiais em terras indígenas em Marechal Thaumaturgo. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

Foram entregues: barcos, motores, microtratores com implementos agrícolas, trilhadeira, despolpadeira de açaí, kit rapel para coleta de sementes, ferramentas e utensílios agrícolas, violão, caixa amplificada, microfone, gravador de som, freezer, dentre outros materiais.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, falou da importância de dar suporte para facilitar o trabalho dos indígenas. “Esse é mais um passo do compromisso do governo de que estamos avançando com a pauta indígena”.

A diretora Indígena da Semapi, Nedina Yawanawa, foi com uma equipe fazer a entrega. “Entregamos os equipamentos para cinco comunidades tradicionais. Isso demonstra o compromisso do Estado com a população indígena. Tivemos o respeito de trazer e ver que os equipamentos chegaram às terras indígenas. Sabemos que as necessidades são muitas, mas esse é o primeiro passo e uma demonstração de que o estado está avançando”.

A diretora Indígena Nedina Yawanawa foi com uma equipe da Semapi fazer a entrega. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

O prefeito da cidade, Valdélio Furtado, falou da importância do trabalho em parceria com o governo:

“Demos suporte com o transporte para fazer com que os equipamentos chegassem ao município e até as TIs. Os indígenas estavam ansiosos, pois vai ser de grande importância para as necessidades do dia a dia deles”.

Fernando Henrique Kaxinawá disse que o barco que a comunidade recebeu vai servir para escoar a produção. “O barco vai ser usado para suprir a necessidade em relação à produção. Hoje temos dificuldade para levar a feira e a produção. Com esse barco, estamos pensando em levar mais produção para a cidade”.

No total, cinco comunidades tradicionais foram beneficiadas. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter