Governo dialoga com a comunidade e anuncia novos investimentos

O encontro avaliou as políticas públicas desenvolvidas no município (Foto: Angela Peres/Secom)
O encontro avaliou as políticas públicas desenvolvidas no município (Foto: Angela Peres/Secom)

Dando continuidade à agenda de visitas aos municípios de difícil acesso, os gestores das secretarias de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Pequenos Negócios (SEPN), Saúde (Sesacre), Glenilson Figueiredo, Henry Nogueira e Armando Melo, respectivamente, reuniram-se na sexta-feira, 23, com produtores rurais, presidentes de sindicatos e associações rurais e gestores públicos do Jordão para anunciar novos investimentos na região.

O encontro, realizado no Centro de Florestania, avaliou as políticas públicas desenvolvidas no município, levantou demandas comunitárias e definiu ações. Os vereadores Rosaldo Saraiva e Rosenildo Melo e o vice-prefeito Raimundo Aragão também participaram da reunião.

Com 70٪ da população localizada na zona rural, parte da economia local é oriunda da comercialização de produtos florestais. Para 2015, a Seaprof prevê um investimento de R$ 2 milhões. “Queremos fortalecer o extrativismo na região, incentivando o cultivo de frutíferas como o açaí, além da extração dos óleos vegetais, piscicultura e horticultura”, frisou Figueiredo.

Sales Kaxinawá, liderança indígena da Aldeia Astro Luminoso, ressalta o interesse dos povos da floresta em aderir ao programa da Meliponicultura. “O mel é um produto muito valioso para os povos indígenas. Além de gerar o crescimento da nossa renda, ele é utilizado para a fabricação das nossas medicinas”, conta.

Armando Melo aproveitou a ocasião para segurar a contratação de novos profissionais da saúde. “Até maio, os novos enfermeiros estarão compondo a unidade de saúde do Jordão. Na próxima semana estarei em Brasília articulando junto ao Ministério da Saúde a ampliação do Hospital da Família”, afirmou.

Pequenos Negócios

Em quatro anos, a SEPN gerou 70 empreendimentos no Jordão, beneficiando 165 famílias. A nova gestão propõe o investimento de R$ 100 mil no incentivo à criação de novos pequenos negócios. “Vamos entregar quinze barracas comerciais à prefeitura para a realização das feiras de economia solidária. É investimento de mais de 20 mil reais”, explicou o gestor da SEPN, Henry Nogueira.