Governo define investimentos para o sistema penitenciário do Acre

O governador tratou sobre a infraestrutura e investimentos para o sistema penitenciário (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador tratou sobre a infraestrutura e investimentos para o sistema penitenciário (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu nesta quinta-feira, 22, com o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Martin Hessel, para tratar a respeito da infraestrutura das unidades penitenciárias do Estado e sobre a busca de avanços e investimentos para o sistema.

Para efetivar novos projetos, o diretor destacou que sua equipe visitará no início de fevereiro,  unidades penitenciárias que possuem um modelo de gestão considerado referência para o país.

“Além dessa troca de conhecimento, estamos com uma visita prevista ao Depen [Departamento Penitenciário Nacional], do Ministério da Justiça em Brasília, para buscar mais recursos e investimentos para o sistema penitenciário do Acre”, contou Hessel.

O governador Tião Viana destacou que o implemento das políticas penitenciárias é essencial, e o governo do Estado se pauta em executar suas garantias. “É constitucionalmente estabelecido que o preso cumpra a pena dele de forma digna, assim como também é de nossa responsabilidade, enquanto governo, manter a segurança em nosso Estado e fortalecer o sistema penitenciário”, afirmou.

Hessel contou ainda, que sua tarefa inicial nesta gestão foi percorrer os municípios do Acre, para conhecer as condições de infraestrutura das unidades prisionais, a fim de planejar novos projetos e avanços a partir dos resultados das avaliações.

“Chegamos à conclusão positiva de que todas as unidades no Acre estão bem estruturadas fisicamente, com exceção de Rio Branco que necessita de alguns reparos, mas que estamos trabalhando para que os problemas de conservação estrutural sejam sanados”, garantiu Hessel.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter