Governo dará início à Campanha de Multivacinação neste sábado

No próximo sábado, 27, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), dará início à Campanha de Multivacinação em todo o estado. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação da população, para impossibilitar o retorno e o agravamento de doenças anteriormente já erradicadas, como poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche, por exemplo.

O dia D de mobilização será realizado em 3 de junho. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Após um caso confirmado de poliomielite no Peru, país vizinho ao território acreano, o Ministério da Saúde (MS) recomendou a antecipação da campanha, normalmente realizada no mês de outubro. O dia D de mobilização será realizado em 3 de junho.

“Serão disponibilizados todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Por isso, convocamos a população para aderir à campanha. As vacinas são eficazes e os números comprovam isso. Vacinas salvam vidas”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles.

O lançamento da Campanha de Multivacinação será em frente ao Palácio Rio Branco, a partir das 10h do sábado, e contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde. A equipe do PNI estará no local, imunizando os usuários que procurarem os serviços até as 20h.

Formação de profissionais

Visando atualizar os profissionais que atuam nas áreas relacionadas com a imunização, vigilância epidemiológica, atenção primária à saúde, laboratório de saúde pública e saúde indígena, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde (MS) realizam, de 18 a 26 de maio, uma serie de capacitações em Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Ministério da Saúde enviou uma equipe para realização de treinamentos rápidos, visando ao alinhamento das ações durante o período. Foto: Odair Leal/Sesacre

A finalidade é preparar os técnicos para desenvolverem o processo de microplanejamento das atividades de vacinação de alta qualidade (Avaq) do programa de rotina, intensificações e campanhas. O microplanejamento é um método focado em unidades básicas de saúde para atingir as metas de vacinação, a partir da organização sistemática das atividades de imunização e com ampla participação de líderes e comunidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter