Um evento esportivo inédito começou na manhã deste sábado, 7, em pleno Complexo de Florestas do Gregório, em Tarauacá. É o Copão da Floresta, o maior evento esportivo das florestas públicas do Acre e que irá reunir 500 atletas em 30 equipes vindas das maiores florestas do estado. As primeiras partidas tiveram início no campo de futebol do Tauarí.
O evento é organizado pelo governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). O vice governador César Messias esteve presente no início da competição e não escondeu o orgulho por ver tantas pessoas participando: “Eu trago um abraço forte do governador Tião Viana. E eu fico muito feliz de ver um trabalho desses sendo feito por uma secretaria que não tem tanto a ver com a pasta do esporte, mas que vai gerar resultados fantásticos, animando e contagiando com alegria todos através do esporte”.
Ao logo do campeonato, as 30 equipes representarão as diversas comunidades organizadas ao longo das florestas públicas do Acuráua, Gregório, até o Liberdade. Os jogos acontecem em seis campos de futebol construídos pela Sedens dentro do Complexo do Gregório, financiados com recursos do Fundo da Amazônia.
O Secretário de Floresta, Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, reforça que essa não é a única atividade de lazer e cultura que será realizada pela Sedens para os povos da floresta. “Iremos agora montar quatro escolas de música dentro das escolas rurais nestas florestas para realizar um grande festival da canção florestal até o final do ano. Queremos ver isso valorizado”, conta Edvaldo.
Além disso, durante os meses do Copão da Floresta, também serão realizadas atividades culturais com oferecimento de oficinas de violão, apresentações de teatro, dança e outros segmentos culturais. Tudo com o objetivo de também orientar os moradores da floresta dos benefícios e responsabilidades do Plano de Manejo Comunitário.
Esporte e dignidade
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, conta que, “Fazer um campeonato na floresta é difícil. E gostaria de lembrar que as ações de trabalho não estão empenhadas apenas em trazer o asfalto, a luz, em abrir ramais e tantas outros benefícios para o homem da floresta, mas estamos trazendo dignidade para a vida de nossos moradores”.
A deputada federal Perpétua Almeida também esteve na abertura do Copão e se empolgou. Para ela, “É a vez de garantir a educação e o lazer, o esporte para nossa comunidade. E eu tenho certeza que as mulheres também estão muito felizes por verem seus maridos vindo jogar futebol e se exercitarem ao invés de ver eles indo pra um bar”.
Entre os competidores, encontramos o professor rural Antônio Peres, do time do Tauarí, um dos que abriu a competição. Segundo ele, “Essa competição é incrível. Tem time que tá vindo de muito longe pra fazer questão de participar. É de animar e ver nossos jovens, nossos amigos, saindo do caminho do álcool e se dedicando pro futebol”.