Governo dá concessão de terra à primeira indústria a se instalar na ZPE

Empresários poderão agora conseguir financiamento e planejam estar em operação até o fim do ano (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Empresários poderão conseguir financiamento e planejam estar em operação até o fim do ano (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana autorizou na tarde desta quinta-feira, 16, a concessão de terras dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para a empresa Superfruits Global Acre Importação e Exportação Ltda. É a primeira indústria a ter esse benefício, que poderá ser usado no financiamento da empresa para sua instalação. A expectativa é de que a Superfruits esteja em operação até o fim do ano.

A concessão de terras dentro da ZPE era um dos últimos entraves burocráticos para o desenvolvimento do espaço. Com o novo benefício, somado aos já existentes no espaço de produção e comercialização, o governador Tião Viana espera atrair mais investidores para o Estado.

Agora a Superfruit enviará o projeto de financiamento da indústria para o Banco da Amazônia, que deve responder em 60 dias. Com a resposta positiva, a expectativa da empresa é de que esteja em funcionamento dentro da ZPE em seis meses, com total isenção de impostos na aquisição de equipamentos. A empresa planeja beneficiar mil toneladas de polpa de fruta já no primeiro ano e movimentar toda a cadeia. Serão cerca de 30 empregos diretos na Superfruits, mais 600 a 800 postos de trabalho nas indústrias de polpa do Estado, e de duas a três mil famílias envolvidas na produção de frutas, principalmente açaí.

“O produtor é organizado. O governo está apoiando, e já temos agroindústrias fazendo a polpa que iremos comprar para transformar no açaí em pó. É um cenário propício para o desenvolvimento”, conta Erlan Gamar, gerente da Superfruits. Já um dos apoiadores da empresa, Alcide Nascimento, ressalta: “Algumas pessoas já vinham aguardando esse momento para ver a ZPE funcionar e ter essa indústria exportando o açaí acreano para todo o mundo”.

ZPE – As ZPEs são distritos industriais incentivados, em que as empresas nelas localizadas operam com suspensão de impostos e contribuições federais e liberdade cambial (podem manter no exterior 100% das divisas obtidas nas exportações), com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção de bens e serviços ao mercado externo. A infraestrutura da ZPE acreana já está concluída, numa área de 100 hectares em Senador Guiomard.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter