Governo cria ferramenta para tratar crimes em áreas de fronteira

Segurança Pública intensificará atuações em regiões de fronteira com outros países (Foto: Marcelo Torres/Sesp)
Segurança Pública intensificará atuações em regiões de fronteira com outros países (Foto: Marcelo Torres/Sesp)

A Secretaria de Segurança Pública Instalou na tarde desta quarta-feira, 16, o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIF).

Ele funcionará como um fórum colegiado de caráter deliberativo, consultivo e executivo, visando a melhoria da segurança e qualidade de vida de cidadãos que residem em áreas de fronteiriças.

O GGIF irá coordenar as ações do sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) na área de fronteira em consonância com a Estratégia Nacional da Fronteira (Enafron), devendo manter boa relação com as forças de segurança e os países vizinhos.

“Esse gabinete ira promover a atuação conjunta visando a prevenção e o controle da criminalidade, além de implementar e monitorar as políticas estaduais e nacionais de segurança pública na faixa de fronteira”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias.

O GGIF é composto por representantes das polícias Militar e Civil, membros da Secretaria de Segurança Pública, polícias Federal e Rodoviária Federal, Exército, além de representante do Tribunal de Justiça do Acre, Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e representante da população de áreas de fronteira.