Governo contrata 50 jovens socioeducandos para atuar no Detran

O jovem Anderson Freire compartilhou sua história de superação ao ganhar uma nova oportunidade de vida (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O jovem Anderson Freire compartilhou sua história de superação ao ganhar uma nova oportunidade de vida (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“A gente tem que romper o preconceito contra o jovem em conflito com a lei”, disse o governador Tião Viana durante a assinatura do termo de cooperação técnica que dá a 50 socioeducandos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. A solenidade ocorreu na Casa Civil nesta terça-feira, 30, e contou com a participação dos jovens e seus pais, comemorando a parceria entre Instituto Socioeducativo (ISE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), onde os jovens irão trabalhar por até três anos.

“A vida foi esfriando a afetividade entre as pessoas. Mas nós estamos aqui querendo dizer para esses jovens ‘nós acreditamos em vocês’. E qual é esse caminho? A educação, a oportunidade de trabalho. Não tem outro caminho para vencer. Temos que fazer mais pela educação e pelos jovens”, disse o governador Tião Viana, voltando a reafirmar ser contra a redução da maioridade penal, proposta pela PEC 171, e defendendo mais políticas públicas para a juventude.

Os socioeducandos do ISE cumprirão jornada de quatro horas por dia no Detran, atuando em atividades relacionadas à educação de trânsito e atendimento ao público. A bolsa é de R$ 402,55 por mês. “Ficamos muito felizes por trabalhar num governo que dá a oportunidade de jovens em conflito com a lei entrarem no mercado de trabalho”, disse o diretor-presidente do Detran, Gemil de Abreu Júnior.

Já o diretor do ISE, Rafael Almeida, ressaltou que os jovens selecionados passaram por uma avaliação de um corpo técnico, como não ter restrições para realização de atividades internas, comprovar a frequência escolar e apresentar certificado de conclusão de pelo menos um curso de qualificação profissional.

Agarrando a chance

Contratado pelo Detran numa oportunidade anterior, Anderson Freire fez questão de dividir sua experiência com os outros jovens que irão começar no programa. “Vocês estão tendo uma oportunidade que poucos têm. Cometi uma infração e ganhei essa oportunidade”, conta Anderson.

Pais também se mostraram emocionados com os avanços que os trabalhos de recuperação e oportunidade do governo têm proporcionado. Como Maria da Luz, cuja filha além de ser contratada pelo Detran, passou a fazer a faculdade de biomedicina. “Sou muito grata. O ISE tem ajudado muito a esses jovens. Hoje a minha filha está fazendo faculdade e isso pra mim é uma vitória. Estou grata, porque a gente passou muitos momentos difíceis, a gente que é mãe também sofre”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter