Com o lema “Seja você a mudança no Trânsito”, o governador Tião Viana deu início nesta sexta-feira, 18, à Semana Nacional de Trânsito 2015 no Acre. A campanha visa conscientizar pedestres, ciclistas, passageiros e condutores a assumirem um ambiente de paz e segurança no trânsito.
Em termos absolutos, o Brasil é quarto país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. Segundo estudos do governo, em 2014, foram cerca de 50 mil mortes e quase 500 mil feridos. Somente o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um gasto de R$ 42 bilhões no tratamento de acidentados. O Acre, porém, apresenta redução do número de mortes por acidentes do trânsito em relação ao ano passado.
“Precisamos assumir essa luta. Morrem mais pessoas no trânsito brasileiro que em algumas guerras. Temos que gerar a conscientização da defesa do trânsito, da defesa da vida. O custo diário de um acidentado na UTI é de R$ 6 mil. Se os acidentes não reduzirem, um dia essa conta não vai fechar. Por isso eu agradeço cada um na luta pela educação no trânsito”, disse o governador Tião Viana.
A Semana Nacional de Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e ocorre de 18 a 25 de setembro. Segundo o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran Acre) (Detran Acre), Gemil de Abreu Junior: “O Acre em 2015 se torna um dos poucos estados do país que reduziram o número de acidentados. A campanha este ano pede para que você seja a mudança no trânsito. O maior desafio do Detran, é trabalhar a conscientização nos motoristas”.
Parcerias de peso
O governo conta com diversas parcerias na luta pela conscientização de trânsito, como a prefeitura de Rio Branco, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público do Acre e os representantes de concessionárias acreanas.
Segundo o representante da PRF, Nelis Newton, foram registradas 31 mortes nas estradas federais no Acre de janeiro a agosto de 2014. Em 2015 esse número caiu para 10 no mesmo período.
“Nos pilares do trânsito a educação está em primeiro lugar. E todos são importantes nesse propósito, porque 60% dos acidentes de trânsito são causados por imprudência. Aqui no Acre os dados são melhores que o nacional, devido principalmente às fortes parcerias e campanhas realizadas”, conta.
O vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, informa que 45 novos agentes de trânsito foram contratados. “Em nome do prefeito Marcus Alexandre, eu trago essa visão colaborativa, que tem feito com que conseguíssemos a redução de mortes no trânsito no Acre.”