Capacitação

Governo certifica líderes comunitários de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul

Visando fortalecer a gestão das instituições não governamentais, especialmente as Associações Comunitárias dos Municípios do Acre, através do desenvolvimento de cursos de capacitação destinados às lideranças comunitárias, na última semana o governo do Estado, por meio da Fundação Escola do Servidor (Fespac), realizou a certificação 95 líderes comunitários de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

A capacitação atende ao anseio da Federação das Associações de Moradores do Acre (Famac) e da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).

Durante os cinco dias de formação, os líderes receberam qualificação em Mediação de Conflitos e Formação de Líderes.

De acordo com a diretora-presidente da Fespac, Heloísa Pantoja, a meta e levar a capacitação aos demais municípios acreanos, preparando as lideranças comunitárias para as diversas situações no dia a dia.

“Esta é a segunda edição do projeto, que leva capacitação aos representantes das comunidades. Com essa turma, já são mais de 200 qualificações para esse público. Nossa meta é oferecer a preparação nos demais municípios. Dessa forma, queremos contribuir para o bom desenvolvimento e fortalecimento da categoria”, destacou Heloísa Pantoja.

Formação de lideranças comunitárias em Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul (Foto: Cedida)

Marlete Almeida da Silva, representante da pastoral em Mâncio Lima, foi uma das participantes do curso. Ela ressalta a importância da formação, tendo em vista alguns conceitos que aprendeu a partir das instruções repassadas durante a capacitação. “Eu aprendi muito, principalmente como ser uma líder. Antes eu achava que ser líder era tomar as decisões sozinha, agora aprendi a compartilhar as ideias e a ouvir a opinião do grupo. Estou muito feliz e me sentindo mais motivada a trabalhar em grupo.”

Na opinião dos participantes, o conhecimento adquirido com a qualificação contribui para a melhor relação com a lidença. Roseni Pereira da Silva, também de Mâncio Lima, enfatiza os resultados da capacitação para a realização das atividades diárias com a comunidade. “A experiência foi muito boa, a capacitação me ajudou a ter uma noção do que é o trabalho coletivo, como liderar o grupo de forma mais dinâmica, mais solidária, ser companheira. Eu amei o curso, só tenho a agradecer pela oportunidade.”

A Fespac

A Fespac é a instituição que cuida de todo o processo de aprimoramento profissional do servidor público. Todos os anos, a fundação aprimora o conhecimento de servidores do Estado por meio de capacitações e formação profissional que incluem pós-graduação e ensino à distância em diversas áreas, além da parceria com o Centro de Línguas, que oferece estudo de vários idiomas. Ao todo, mais de 30 mil servidores foram beneficiados.