Na última quarta-feira, 18, o governo do Estado certificou 172 alunos que realizaram formação profissional pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As formações foram realizadas nas áreas de gastronomia, serviços e florestas aos moradores das áreas urbana e rural de Plácido de Castro e Acrelândia.
Dentre os cursistas, havia alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que receberam qualificação profissional pelo programa Formação para o Mundo do Trabalho, como requisito integrante da formação de ensino fundamental e médio. Os cursos têm a parceria do governo federal, das secretarias de Estado, Assistência Social e prefeituras locais.
Os cursos são ofertados prioritariamente a jovens e adultos inscritos nos programas de transferência de renda do governo federal. A formação é ofertada nos 22 municípios do Acre e conta, atualmente, com turmas em atividade nas áreas da saúde e serviços em diferentes modalidades.
Elisabete dos Santos, certificada pelo curso de confecção de lingerie (roupas íntimas), disse que aprendeu muito com o curso: “Agora estou capacitada para fazer peças de lingerie. É um trabalho que dá um bom lucro, já estou produzindo para vender. Há tempos que queria fazer esse curso, mas nunca pude pagar, e o governo tem ajudado muito as pessoas carentes”.
Angelina dos Santos, moradora da área rural de Plácido de Castro, fez o curso de horticultor. Ela afirma que os conhecimentos servirão para melhorar a alimentação da família. “Aprendi a trabalhar de forma correta com o adubo, enxerto e pulverização. Se a produção aumentar, quero vender na cidade”, comenta.
“Esses são alguns exemplos do resultado das ações iniciadas na gestão dos governos de Jorge Viana, Binho Marques e desenvolvidas pelo govenador Tião Viana, que valoriza políticas públicas que visam a democratização do ensino, pela elevação da escolaridade e a formação profissional, que tem proporcionado a muitas famílias melhores condições de vida”, destacou o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão.