Formação Continuada

Governo capacita professores de três modalidades da Educação Especial

Formação foi realizada no CAP/AC pelos profissionais do Centro Educacional Dom Bosco (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O Centro de Apoio Pedagógico de Atendimento ao Deficiente Visual (CAP/AC) encerrou nesta sexta-feira, 10, duas formações para professores que atuam nas escolas de Rio Branco. Educadores dos programas Classe Hospitalar, Atendimento Pedagógico Domiciliar e do Atendimento Educacional Especializado foram capacitados.

Temas como a psicopedagogia dentro e fora da escola foram trabalhados com os educadores que integram as modalidades de ensino. Este ano as equipes estão atendendo pelo menos 53 alunos em hospitais e residências.

“Hoje estão participando dessa capacitação profissionais que atendem alunos que, por problemas de saúde, não podem frequentar uma escola e têm aulas nos hospitais e em casa”, afirmou a professora do Centro de Atendimento Educacional Especializado Dom Bosco, Alcinéia Abud.

Professores das salas de recursos são reunidos em capacitações mensais (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Os educadores que atuam nas salas de recursos multifuncionais participaram de encontros mensais desde o início do ano. Os grupos de estudo foram formados por zoneamentos e apresentaram os resultados parciais do trabalho realizado no período.

São pelo menos 160 professores atuando no Atendimento Educacional Especializado, nas zonas urbana e rural. Todas as cidades do estado contam com o serviço, na medida que esses alunos estão inseridos no ensino regular e são acompanhados regularmente.

“O professor fez seu planejamento e nós pedimos que ele reservasse um dia do mês para esses encontros, porque nós entendemos que a formação continuada é essencial nesse processo educacional. Aqui são trabalhadas questões específicas do dia a dia dele na sala de aula”, disse a professora Maria Auxiliadora Rodrigues, do Centro Dom Bosco.