O Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), segue capacitando e certificando empreendedores do Acre. Nesta sexta-feira, 27, cerca de 100 pessoas receberam os certificados do Curso Desenvolvendo a Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, em Acrelândia.
Os certificados foram entregues na Zona Rural e Urbana do município. O curso tem como objetivo dar capacidade técnica aos empreendedores, estimular a autonomia financeira e despertar o espírito empreendedor.
A instrutora Heloísa Pantoja ressaltou que é muito importante preparar e orientar os empreendedores. “Eles precisam saber atender, vender e colocar preço. Sem essas técnicas, eles sucumbem no mercado”.
Dezesseis empreendedores do Ramal Porto Luiz, linha 5, receberam seus certificados. Eles já trabalham com agricultura familiar, artesanato, doces e costura.
“Aprendemos muito, principalmente com relação às finanças. Aprendemos a planejar. Temos que saber cobrar, saber investir, para que o negócio dê certo”, declarou Maria Luiza, presidente da Associação das Mulheres do Ramal Porto Luiz.
A agricultora Creusa Lemos diz que tem o sonho de montar uma padaria e garante que o conhecimento adquirido no curso vai ajudá-la a concretizar. “Aprendi muita coisa que não sabia. Inclusive, analisar o mercado e calcular os riscos. O sonho de montar a minha padaria fica cada vez mais perto”.
Na zona urbana, cerca de 80 pessoas foram certificadas. O prefeito de Acrelândia, Ederaldo Caetano esteve presente. “Esse curso é muito importante. Queremos que o nosso povo empreenda e gere renda para o nosso município”, afirmou.
“O curso foi maravilhoso. Descobrimos que todos temos talentos e aprendemos técnicas para lapidá-lo. Esse talento serve para nos beneficiar e beneficiar também quem está a nossa volta”, garante a empreendedora Ana Karen.
Mais beneficiados
O curso é fruto de convênio da Seet, que visa formar 850 pessoas em 16 municípios do Estado. Até o mês de setembro, 382 pessoas foram capacitadas nos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Porto Acre e Bujari.
Fred Lima, chefe do Departamento de Empreendedorismo, Negócios e Eventos da Seet, afirma que em outubro mais 230 pessoas serão capacitadas nos municípios de Plácido de Castro, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá.
“O curso pode mudar a vida das pessoas. Se elas utilizarem bem o que aprenderam, seus negócios tem mais chances de dar certo e isso é o que a Secretaria almeja”, explicou Fred.