Governo busca parceria com centro especializado em desastres naturais

 

Diretoria do Cemaden garantiu cooperação com o estado na gestão de riscos (Foto: Cedida)
Diretoria do Cemaden garantiu cooperação com o Estado na gestão de riscos (Foto: Cedida)

A vice-governadora Nazareth Araújo, a diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC) do Acre, Vera Reis, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Batista, e o coordenador municipal, tenente-coronel George Santos, além da equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do IMC, reuniram-se com o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes, em São José dos Campos (SP), nesta quinta-feira, 2.

Eventos extremos e desastres naturais estiveram em pauta durante a reunião. Em sua apresentação, Nazareth Araújo falou sobre a realidade do Acre e as alternativas socioambientais, bem como as políticas públicas implementadas pelo Estado para a preparação das enchentes e dos períodos de seca.

Com base no diagnóstico climático do Estado, o Cemaden se comprometeu firmar parceria com o governo para desenvolver ações de pesquisas e capacitação na gestão de recursos hídricos e monitoramento, auxiliando no desenvolvimento de um modelo hidrológico de suporte para o sistema estadual de alerta a inundações e incêndios florestais.

De acordo com Vera Reis, essa será a primeira experiência de um centro nacional da natureza do Cemaden com um Estado brasileiro. “O Cemaden tem interesse em expandir suas ações para outros locais. Essa parceria é muito importante e será de fundamental importância para o nosso planejamento de prevenção e atendimento, em situações como as grandes enchentes e os incêndios florestais”, disse.

Um termo de cooperação entre o governo do Estado e o centro deve formalizar a parceria. Nesta sexta-feira, 3, a equipe técnica segue cumprindo agenda no Cemaden para o desenvolvimento da minuta do documento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter