Governo avança no processo de análise ambiental de imóveis rurais

Depois das inscrições, os imóveis devem passar pela análise ambiental para aderir ao PRA (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Depois das inscrições, os imóveis devem passar pela análise ambiental para aderir ao PRA (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com mais de 80% dos imóveis rurais do Acre inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Estado avança para próxima fase: a análise ambiental dessas propriedades. O chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do escritório do CAR no Acre, Rafael Garrafiel, participa de uma oficina de capacitação para utilização do Sistema CAR (Sicar) e módulo de análise ambiental dos imóveis cadastrados.

A capacitação segue até o dia 5 de fevereiro e é promovida pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), com o objetivo de preparar as equipes de todos os estados brasileiros para a fase que antecede o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

O módulo de análise do CAR no Acre foi customizado, na intenção de garantir total eficácia no processo, uma vez que a região tem as suas especificidades. “O Acre possui um sistema de análise customizado com base no sistema federal, por isso é importante que a gente conheça todas as novas funcionalidades que serão disponibilizadas aos estados do Brasil”, ressaltou Garrafiel.

A customização do modelo do Acre foi realizada por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que viabilizou uma parceria entre o governo do Acre e a Universidade Federal de Lavras (Ufla). Mais de 30 mil propriedades rurais receberam o apoio do governo e já estão cadastradas. A meta do estado é inscrever 40 mil até maio desse ano.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest