O governo do Acre, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), avança no programa de funcionamento da Central de Incubação de Ovos no estado, de acordo com informação do subsecretário da Seap, Fernando Melo, nesta quinta-feira, 23. Criada em 1974 e reativada em 2004, a central entra em fase de produção em 2015, com a incubação de cerca de nove mil ovos e a previsão de nascimento de sete mil pintos já para a segunda semana de maio.
Segundo o responsável técnico pela central, Jalceyr Pessoa, a unidade atende pequenos e médios produtores do Acre que, se bem manejados, podem chegar a lucra de R$ 8 a R$ 15 por animal.
Fernando Melo acredita que o governo do Estado, a partir dessa ação, poderá reativar e aumentar a produção semanal. “A nossa central passou por uma eficiente manutenção, e acredito que, em breve, estaremos operando com a capacidade máxima de incubar cerca de 19.200 ovos por semana”, assegurou.
A técnica da Seap Máxima Sônia será a responsável pela comercialização dos animais. “Os nossos pintos são de excelente qualidade, pois já saem da central vacinados contra três doenças, e o preço é inferior a 30% que o comercializado no mercado”, explicou.
Nessa primeira semana, a Seap irá atender os produtores de Assis Brasil e Brasileia e, posteriormente, dos demais municípios, conforme o calendário de atendimento regular a ser estabelecido pelo governo.