O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil nesta sexta-feira, 12, com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap), liderada pelo secretário adjunto Fernando Melo, e o médico veterinário Francisco Lopes Dantas. Na ocasião, trataram sobre o uso da assistência técnica para ampliar a produção de leite no Acre.
Com recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinado à agropecuária leiteira, e uma parceria com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), será possível um trabalho que vai otimizar as áreas de pasto já existentes, focando no aumento da produção de leite no estado.
“Faremos um trabalho com produtores que serão selecionados pelos laticínios. São produtores que já estão na atividade e têm todo o potencial. Teremos uma série de contrapartida, por meio da qual o Estado vai entrar com assistência técnica para que esse produtor diminua o período entre safras e, assim, eles garantam uma capacidade melhor de processamento”, explicou o veterinário da Seap.
Em todo o estado, durante o período de safra, é possível beneficiar de 50 a 60 mil litros de leite no período considerado entre safras.