Governo avança com recuperação de açudes em Tarauacá

Máquinas trabalham na recuperação de 78 açudes prejudicados pelo excesso de chuvas (Foto: Leônidas Badaró)
Máquinas trabalham na recuperação de 78 açudes prejudicados pelo excesso de chuvas (Foto: Leônidas Badaró)

O Acre viveu em 2015 um dos invernos mais rigorosos de sua história. Em Tarauacá, o aumento no volume de chuvas fez com que a cidade fosse atingida por mais de dez enchentes só este ano.

Além das alagações, as chuvas trouxeram prejuízos também aos criadores de peixes. A quantidade excessiva de água destruiu parte dos açudes construídos pelo governo do Estado, por meio do programa de piscicultura.

Segundo levantamento do escritório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) do município, dos 500 açudes construídos na região nos últimos anos, 78 precisam ser recuperados.

Manoel Cavalcante, morador do Polo Agroextrativista de Tarauacá
Manoel Cavalcante, morador do Polo Agroextrativista de Tarauacá

Esse trabalho já começou a ser realizado. Na tarde de sexta-feira, 21, as máquinas trabalhavam na propriedade de Manoel Cavalcante, morador do Polo Agroextrativista de Tarauacá. Ele aguarda ansioso o término do trabalho para começar sua criação de peixes.

“O peixe é importante tanto para a alimentação da minha família quanto para vender e conseguir uma renda a mais para colocar as coisas dentro de casa”, afirma Cavalcante.

O ritmo de trabalho é acelerado. Com o empenho da equipe que opera as máquinas e que faz o acompanhamento técnico,está sendo possível a recuperação, em média, de dois açudes por dia.

Narcélio Silva, gerente do escritório da Seaprof em Tarauacá, explica que caso o trabalho de recuperação continue fluindo normalmente, deve ser possível terminar a recuperação dos 78 açudes e ainda construir alguns novos este ano.

“Nossa prioridade é recuperar os açudes que deram problema por causa das chuvas. Mas, é claro, se tivermos tempo, vamos construir novos tanques e açudes e ampliar ainda mais o programa da piscicultura no nosso município”, pontuou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter