Governo avança com obras no sistema de abastecimento de Porto Acre

O acesso à água potável e a ampliação da rede de abastecimento são políticas públicas que contribuem para a melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na área da saúde com redução da mortalidade infantil, colaborar em aspectos comunitários como a valorização de imóveis, além de cooperar no melhor rendimento de trabalhadores, em diversos segmentos.

Neste sentido, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), promove um conjunto de obras no sistema de captação e distribuição de água da cidade de Porto Acre, onde residem mais 20 mil habitantes. Os trabalhos de construção de nova Estação de Tratamento da Água (ETA), com casa de química, reservatórios apoiados e elevados, além de extensão de rede no município seguem para suas etapas conclusivas em 2018.

“A estrutura metálica da nova ETA, com a capacidade de produção para 15 litros por segundo já foi instalada. Agora seguiremos para o término das obras complementares na nossa central, além de interligar uma adutora entre a ETA e o Rio Acre, de onde será captada a água”, informa o diretor-presidente do Depasa, Edvado Magalhães.

O sistema de abastecimento de água de Porto Acre recebe as obras de uma nova ETA (Foto: André Araújo)

O gestor relata que o atual sistema de captação de água de Porto Acre é feito por pequenos poços, sendo estes, insuficiente para atender todas as demandas dos moradores do município. No entanto, os novos investimentos da gestão Tião Viana mudarão esta realidade.

“A nova rede de distribuição de água do município atenderá as demandas das mais de 300 ligações ativas e possibilitará a reativação de outras 600 ligações, que receberão água tratada, o dia todo e todos os dias. Uma estrutura que garantirá um fluxo de abastecimento para os próximos 20 anos”, destaca Edvaldo Magalhães.

Cleudo Alves, morador do Loteamento Garrincha, relata como a chegada a água tratada mudou a rotina da comunidade. “No final do ano passado, fomos agraciados com a rede de abastecimento. Tudo ficou mais prático desde a limpeza da nossa casa, como na plantação de hortaliças. Fico agradecido ao governo e feliz por saber que novos investimentos serão feitos para os demais moradores”, comenta Alves.

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, e demais gestores técnicos vistoriam as instalações da nova ETA de Porto Acre (Foto: André Araújo)

Além da nova ETA de Porto Acre, o governo também realiza a construção de um novo reservatório da Vila do V junto com a instalação de uma nova central de tratamento de 30 litros por segundo, que abastecerá tanto a comunidade, quanto a Vila do Incra. Cerca de R$ 5 milhões totalizam os  investidos nas referentes obras, numa parceria entre a gestão estadual e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter