ações de combate

Governo avança com a desinfecção de espaços públicos de Rio Branco

Governador Gladson Cameli acompanha de perto e orienta o trabalho das equipes envolvidas

Com o objetivo de conter o avanço da Covid-19, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), continua nesta segunda-feira, 30, em Rio Branco, com as ações de desinfecção dos espaços de maior circulação de pessoas. Desta vez, um dos focos da ação são os reservatórios de água tratada que integram o sistema de distribuição de água do Depasa.

Com apoio do Corpo de Bombeiros, as área externas dos espaços públicos recebem uma solução à base de hipoclorito a 1%. “Para cada 26 mil litros de água utilizamos 260 de hipoclorito e fazemos a higienização das áreas mapeadas. A operação se repete quantas vezes for necessário, até que cumpramos o cronograma do dia. À frente de tudo está sempre nosso  comandante, o governador Gladson Cameli ”, explica o diretor-presidente do Depasa, engenheiro Tião Fonseca. O trabalho é sempre feito durante a noite, quando já não há pessoas nas ruas.

A ação iniciou no sábado, quando foram higienizados o Terminal Urbano e áreas externas da Casa Civil, Palácio Rio Branco, Assembleia Legislativa, Terminal Rodoviário, Hospital das Clínicas (HC), Prefeitura e Praça da Revolução no centro da cidade. A operação utilizou 2 carros-pipa, um caminhão do Corpo de Bombeiros com capacidade para 10 mil litros  e mobilizou cerca de 40 pessoas entre oficias e soldados bombeiros, gestores e  técnicos das áreas administrativa e operacional do Depasa.

Governador Gladson Cameli orienta Brigada Depasa contra a propagação do coronavírus e a favor da vida Foto: Marcos Vicentti/Secom

No cronograma da ação consta ainda a desinfecção do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), Samu, Hospital da Criança, UPAs (Sobral, Segundo Distrito e Cidade do Povo), bem como postos, centros de saúde da capital, praças, mercados municipais e áreas externas dos órgãos da administração pública.

O novo coronavírus pode permanecer por horas e até dias em determinadas superfícies, dependendo do tipo de material. A limpeza de objetos e superfícies, seguida de desinfecção com solução de hipoclorito são medidas recomendadas para a prevenção da Covid-19 e de outras doenças respiratórias virais em ambientes comunitários.

A desinfecção de espaços públicos atende Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) de recomendações e alerta sobre procedimentos de desinfecção em locais públicos realizados durante a pandemia da Covid-19. As medidas visam principalmente a prevenção dos riscos à saúde humana, especialmente no que se refere aos trabalhos envolvidos nos procedimentos de combate a Covid-19 e da população em geral provavelmente exposta.

Ações de combate

O governador Gladson Cameli acompanha tudo de perto e orienta todas as equipes envolvidas na brigada Depasa contra a propagação da Covid-19 e a favor da vida dos acreanos.  “Não podemos relaxar. Não vamos nos comparar com os outros estados, pois nossa realidade é o Acre. Chegaram mais kits de exames e com isso vamos continuar o combate ao coronavírus”, reitera o governador Gladson Cameli ao anunciar à população a continuidade das ações de prevenção e contenção da pandemia.

Tão logo informado sobre a ameaça de pandemia pelo coronavírus no país, várias foram as ações de combate ao avanço da Covid-19. Com a decretação do estado de calamidade, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, o governo garantiu agilidade na tomada de decisões e ações para conter a pandemia no Acre.

Sob o comando do governador as ações envolvem equipes das secretarias de Saúde (Sesacre), Segurança Pública (Sejusp), Depasa, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Instituto Estadual de Educação Tecnológica e Profissional (Ieptec), Gabinete de Primeira-Dama, entre outros órgãos da administração pública.

A aquisição de novos kits e equipamentos, atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social, suspensão do corte de água, elaboração de plano para mitigar impactos sobre a economia e restrição à circulação de pessoas como forma evitar o aumento do número de casos de Covid-19, foram algumas da medidas já adotadas.  “O coronavírus vai passar e a vida vai voltar ao normal”, declarou o governador neste domingo, 29, em mensagem dirigida a todos os acreanos.