Governo assina termo de cooperação técnica com associação do Povo Noke Ko’i

A expansão da linha de transmissão (LT) de energia elétrica que fará a ligação da região do Juruá com o circuito nacional está prestes a se tornar realidade. O governo do Acre, por meio das secretarias de Turismo e Empreendedorismo (Sete), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi) e do Corpo de Bombeiros, assinou um termo de cooperação técnica com a Associação Geral do Povo Noke Ko’i da Terra Indígena (TI) Campinas Katukina, tendo como interveniente a empresa Transmissora Acre, que irá implantar a LT 230 kV, no trecho de Feijó a Cruzeiro do Sul.

Presidente do Comitê de Governança CI-PBA, Júnior Zopone, fala durante o encontro. Foto: cedida

Em solenidade realizada em Cruzeiro do Sul, na TI Campinas Katukina, na manhã desta segunda-feira, 24, foi instituído o Comitê de Governança do Plano Básico Ambiental, ocasião em que o Estado firmou o compromisso de promover ações específicas na área, nos setores de turismo e produção de artesanato, como a emissão oficial da Carteira de Artesão, além de promover intercâmbios culturais entre os Katukina e outros povos e apoiar na realização de festivais indígenas.

Representantes de diversas entidades participaram da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica. Foto: cedida

A assessora técnica da Sete, Iraci Magalhães, suplente no assento da pasta no comitê, representou o secretário Marcelo Messias. Outros órgãos, como a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Ibama), Departamento Nacional de  Infraestrutura e Transporte (Dnit), Universidade Federal do Acre (Ufac), Polícia Rodoviária Federal do Acre (PRF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Prefeitura de Cruzeiro do Sul também assinaram o termo, cada um com suas atribuições previamente acordadas. O Corpo de Bombeiros do Acre, por exemplo, vai instituir a primeira brigada de incêndio indígena do Acre.

Uma placa marcou o acordo. Foto: cedida

Na ocasião também foi lançada a pedra fundamental das obras que serão realizadas na região, previstas como medidas de compensação, de acordo com o projeto de licenciamento ambiental da linha de transmissão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter