Educação do Estado atualiza seu parque tecnológico

O Departamento de Tecnologias Educacionais e da Informação (Detei) da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) está realizando a troca de todos os computadores e nobreaks de todos os setores administrativos da pasta.

De acordo com o chefe do Detei, Fábio Moreira, trata-se de uma “ação inédita”. A troca de equipamentos se iniciou em novembro e deve se estender até junho, em três etapas. A atualização envolve 1.500 novos equipamentos e já foram trocados, até agora, 1.385 em todo o estado.

Troca de 100% dos equipamentos da SEE é inédito na gestão. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Na sede da SEE, em Rio Branco, e no anexo do D. Pedro, onde funcionam alguns departamentos, como a Inovação, as trocas já foram realizadas. Esta semana, os técnicos da Detei trabalham nos setores que ficam na sede do antigo Sebrae, na Rua Rio Grande do Sul, no Centro.

Os núcleos do interior também já receberam os novos computadores. Apenas em Manoel Urbano e nos quatro municípios que não possuem acesso via terrestre (Jordão, Santa Rosa, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo) ainda não receberam os equipamentos. “Mas também irão receber”, garante o chefe do Detei.

Além do setor administrativo, unidades pedagógicas como o Centro de Línguas (CEL), o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e o Neta, localizado no Centro de Ensino Especial Dom Bosco, também na capital, estão sendo contemplados com os novos equipamentos.

Troca de equipamentos está sendo realizada nos setores administrativos e também nas unidades pedagógicas da SEE. Foto: Mardilson Gomes

“Estamos também realizando a reposição de equipamentos perdidos na alagação, como ocorreu na Escola Raimundo Hermínio de Melo, e também no polo UAB de Rio Branco”, relata Fábio Moreira.

Os equipamentos antigos, chamados de romaneio, também serão reaproveitados. Os que estiverem em bom estado irão compor laboratórios de informática nas escolas de ensino fundamental e também utilizados nos setores administrativos das escolas.

Os novos computadores, de última geração, têm tela de 23 polegadas, oferecendo mais conforto e agilidade aos serviços.

 

Sandra Nogueira: “A gente trabalhava com equipamentos obsoletos, estes são mais modernos”. Foto: Mardilson Gomes

Para a técnica da Diretoria de Regularização Fundiária da SEE, Sandra Nogueira, a ação equivale a trocar um fusca por uma camionete: “Estes são mais modernos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter