Conserto

Governo assina ordem de serviço para conserto da balsa da Sibéria

O Governo do Estado do Acre entregou nesta quinta feira, 16, a ordem de serviço para a empresa que fará os reparos na balsa que faz a integração entre o Bairro Sibéria e a Xapuri no interior do Acre. Por volta das 15 horas chegaram à cidade os operários da empresa vencedora no processo licitatório e, de imediato, começaram os trabalhos de soldagem.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) Thiago Caetano, explicou que o uso da balsa para realizar a travessia entre Xapuri e o bairro Sibéria, separados pelo Rio Acre, foi uma medida paliativa encontrada pelos governantes passados. “Durante vinte anos não se preocuparam em fazer algo mais eficiente pela população como, por exemplo, uma ponte. Assim, por ser o único meio de travessia, a balsa começou a ficar desgastada e nos últimos meses vem apresentando problemas no motor e no casco”, explicou.

“O governador Gladson Cameli por meio de seus gestores, têm enfrentado o problema com maestria e procurando repassar soluções rápidas. No primeiro caso foi contratada com urgência uma empresa para fazer o reparo no motor e também dar a manutenção necessária para o seu eficiente funcionamento”, enfatizou o secretário.

Caetano comentou à respeito da danificação do casco. “A solução também está sendo apresentada da forma mais rápida e eficiente possível, e os atrasos que vêm acontecendo se devem apenas aos processos burocráticos legais, exigidos pelas leis que regem a administração pública”.

A Câmara de Vereadores de Xapuri disponibilizou os recursos para contratação de uma embarcação de madeira que fará o transporte da população até que os reparos da balsa de ferro sejam concluídos.

A Seinfra fará a licitação para contratação da empresa que fizesse o serviço de soldagem das chapas e tapasse definitivamente os furos. Caetano recomendou o máximo de urgência na licitação.