Investimentos na zona urbana e rural melhoram qualidade de vida e movimentam a economia local
Ramal asfaltado com obras de arte, acabamento e pontes. Esta é a realidade das localidades do ramal 3 no Projeto de assentamento Santa Luzia em Cruzeiro do Sul e do Batoque em Mâncio Lima. Até agora R$ 11 milhões de reais já foram investidos pelo Governo do Estado para asfaltar os 25 quilômetros que beneficiam os dois pólos produtivos do Juruá. O asfaltamento e a recuperação de ramais fazem parte do Pacto Agrário, firmado entre o governo e o setor produtivo. Neste ano, já foram recuperados e asfaltados mais de 700 quilômetros de ramais em todo o Estado.
Segundo o gerente do Deracre de Cruzeiro do Sul, Josinaldo Batista, a meta este ano para as cinco cidades do Vale do Juruá, é recuperar 800 quilômetros de ramais. "As prioridades foram apontadas pelas associações de produtores", relata.
O agricultor Rivelino Coutinho conta que plantava mandioca e arroz em apenas um hectare e tinha que carregar a produção em carroça de boi até a cidade. Depois que o asfaltamento foi concluído, ele já comprou uma nova área de terra no mesmo ramal para aumentar e diversificar a produção. "Com o asfalto, vem comprador de farinha de mandioca na porta", relata.
Além dos investimentos na zona rural, o Governo do Estado investe também em obras nas cidades do vale do Juruá. Em Cruzeiro do Sul estão em obras a Avenida Mâncio Lima e o Mercado Joãozinho Melo. Há também a ponte sobre o Rio Juruá e a os 11 quilômetros de variante, que ligam a ponte a BR 364. "Cruzeiro do Sul está um canteiro de obras. O que gera muitos empregos na região", avalia o presidente da associação Comercial do Juruá, Marcus Vinicíus.
Já em Mâncio Lima, as obras da Avenida Japiim e da praça ao lado da avenida, estão em fase de acabamento. São 1.200 metros de urbanização, que junto com um portal, deixaram a avenida com a aparência que lembra o parque da Maternidade em Rio Branco. Foram investidos R$ 3 milhões nas duas obras.
Para o vice-prefeito de Mâncio Lima, Eritom Macedo, as obras nas zonas urbana e rural demonstram o zelo que o Governo do Estado tem com o Vale do Juruá. "As cidades têm que ter estrutura, mas não podemos esquecer a zona rural, que abastece as cidades. Este ano ainda vamos recuperar em parceria com o Incra e governo do Estado, cerca de 70 quilômetros de ramais", relata o vice prefeito.
Educação – Eritom Macêdo anuncia também que todos os programas da secretaria Estadual de Educação serão desenvolvidos em Mâncio Lima, como o Asas da Florestania e o Asinha. "Estamos fazendo o reordenamento de rede: o município fica com ensino de primeira a quarta e o estado do sexto ao nono ano, que é o antigo de quinta á oitava séries".
Galeria de imagens
{gallery}galeria_japiim_20_08_2009{/gallery}