Governo anuncia políticas públicas para lideranças de Manuel Urbano

Entre as ações está o anúncio da realização de mais uma edição da Feira do Pirarucu

manoel_urbano2.jpg
 

manoel_urbano3.jpg

Governo do Estado anuncia a realização de mais uma edição da Feira do Pirarucu em Manuel Urbano (Fotos: Assessoria Seaprof)

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, participou de reunião nesta quinta-feira, 12, com representantes da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-7 e com lideranças do município de Manuel Urbano, às quais apresentou as ações do órgão para a região.

Foi realizada uma rodada de discussões com os manejadores de pirarucu, para definir a realização da 5ª edição da feira no município. A Feira do Pirarucu é o resultado do manejo de lagos que ocorre durante todo o ano e no mês de julho é realizada a despesca.

Manuel Urbano tem uma população de mais de sete mil habitantes, com 34% residentes na zona rural. O evento se tornou tradição no município e aquece a economia local, com resultados que se estendem durante todo o ano.

“O que vem acontecendo em Manuel Urbano é a consolidação das políticas públicas implementadas desde 1999, quando o ex-governador Jorge Viana propôs o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente”, disse Lourival Marques, secretário da Seaprof.

O manejo do pirarucu é feito através de acordos de pesca, que definem as regras para a pesca do pirarucu. Aliados às outras atividades agrícolas, os lucros obtidos com a feira ajudam no sustento das familias.

A inclusão social é outro fator determinante para que o governo do Estado preste apoio à iniciativa. A elevação da qualidade de vida dos manejadores está representada em vários segmentos da comunidade. O ensino superior é cada vez mais acessado por filhos e netos, serviços básicos já estão presentes na maioria dos lares e bens de primeira necessidade se consolidam tanto na área urbana quanto na rural. A experiência exitosa já se estende ao município de Feijó, com a inclusão de lagos, inclusive, em Terras Indígenas.

Na visita, o secretário Lourival Marques empossou o gerente do escritório da Seaprof, engenheiro agrônomo Elio Ferreira da Silva. Filho de agricultores, Ferreira é um legítimo representante dessa nova fase pelo qual passa o município. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre. Em 2006, foi aprovado em concurso público, retornou ao município para desenvolver suas atividades junto aos produtores rurais.

“Com essa nova atribuição, iremos trabalhar para que as políticas públicas consigam beneficiar o maior número de pessoas. O planejamento participativo já é uma realidade. Essa gerência não é minha, é do povo de Manuel Urbano”, ressaltou Ferreira.

A 5ª Feira do Pirarucu é aguardada com expectativa pelos moradores de Manuel Urbano e dos outros municípios vizinhos. A data ainda não está definida, devendo acontecer logo depois da reabertura da BR-364.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter