Tião Viana pede que foliões não dirijam após beber e promete fechar o cerco com blitze
O carnaval deste ano promete ser dos mais animados. A festa, garantida pelo povo, será ajudada por um trio elétrico, que puxará os foliões pela Avenida Amadeo Barbosa. Outra novidade será o horário de encerramento da folia: os brincantes terão até as 3 horas da madrugada para correr atrás do trio.
Na manhã desta quarta-feira, 23, o governo do Estado anunciou as medidas de segurança, saúde, trânsito e toda a logística necessária para a realização da festa. Apenas bandas locais farão a animação do carnaval, a partir das 21 horas. Entre as 17 e as 21 horas os blocos prometem tomar conta da avenida, alegrando foliões e crianças.
O tema deste ano é “É povo na avenida festejando a vida”. “Esse é um tema que me trouxe muita alegria. A expectativa é de que o carnaval 2011 seja uma grande brincadeira. Em qualquer idade a gente passa cinco dias por ano brincando, e esse é o momento. Só espero – e esse é um pedido que eu faço – que as pessoas não dirijam após beber. A bebida será liberada e eu não tenho nada contra isso, mas não vamos tolerar bebida e direção. Travaremos uma grande luta contra a bebida no trânsito”, disse o governador Tião Viana.
Segurança
Será reforçada por 250 homens no espaço do carnaval e 150 no policiamento normal, atendendo os bairros. Haverá uma estrutura no local para abrigar possíveis detentos e uma delegacia móvel.
Trânsito
O folião deve ficar atento às mudanças no trânsito. Elas serão divulgadas amplamente na imprensa, inclusive por meio de mapas. O Detran terá 36 agentes e 22 orientadores para ajudar os motoristas a se localizar e seguir as regras de trânsito, como o respeito às faixas de pedestre e locais de estacionamento.
Estacionamento
Será numa parte da Avenida Amadeo Barbosa. A Secretaria de Turismo está capacitando os flanelinhas para que eles também possam auxiliar os motorista na hora de manobrar no estacionamento. A contribuição é voluntária. O estacionamento será liberado até as 3 horas da madrugada.
Saúde
Este ano o atendimento de saúde foi reforçado pela mudança na logística do evento. Serão montados dois postos avançados e quatro descentralizados. A base do Samu da Rua José de Melo, o Pronto-Socorro e a UPA do Segundo Distrito terão suas equipes reforçadas. Uma parceria com as universidades (Ufac e Uninorte) vai permitir a participação de acadêmicos de enfermagem e medicina no trabalho.
Transporte
A RBTrans garante transporte coletivo 24 horas. “Os ônibus farão uma viagem a mais ao terminal urbano, ou seja, vão circular até 1 da madrugada. Depois desse horário os coletivos deixam os foliões em frente ao quartel da PM, onde haverá táxis e mototáxis. Às 04h30 os ônibus voltam a circular passando pelo terminal”, explicou Ricardo Torres, da RBTrans.
Bebida
Será liberada e vendida nas praças de alimentação espalhadas ao longo do circuito. O que não vai ser permitido é dirigir após ingerir bebida alcoólica. O policiamento reforçado não vai perdoar motoristas que infrinjam a lei.