Durante toda a tarde desta terça-feira, 22, Rômulo Paes conheceu iniciativas de fortalecimento comunitário na APA do Amapá e instituições de inclusão social e cidadania

sec_exec_romulo_paes_foto_gleilson_miranda_02.jpg
 sec_exec_romulo_paes_foto_gleilson_miranda_04.jpg
 

sec_exec_romulo_paes_foto_gleilson_miranda_12.jpg

Ministério do Desenvolvimento tem parceria com o governo do Estado em diversas ações de inclusão social e fortalecimento da produção e renda (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O secretário visitou a OCA, o Hospital das Clínicas e a Biblioteca da Floresta. O percurso foi a continuidade da agenda iniciada com reunião com o governador Tião Viana.

O Ministério do Desenvolvimento tem parceria com o governo do Estado em diversas ações de inclusão social e fortalecimento da produção e renda. São programas como o Bolsa Família, pelo qual são beneficiadas 60 mil pessoas, com investimentos que ultrapassam R$ 6,5 milhões. Mais R$ 3 milhões são empregados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra, a preço de mercado, a produção de 718 produtores familiares.

Na Área de Proteção Ambiental do Amapá, Paes conheceu a Associação Costurando o Futuro, fruto de várias iniciativas daquela comunidade no sentido de proteger o Lago do Amapá e entorno e fortalecer a economia da comunidade com inclusão social de jovens e mulheres. A APA foi criada por iniciativa da comunidade, e uma vez que a ameaça ambiental à região estava afastada, as mulheres da comunidade criaram um grupo que começou a costurar um futuro melhor para as famílias.

Há cinco anos elas já oferecem um leque variado de produtos. São cama, mesa, banho e diversas encomendas, como as de sacolas ecológicas. Esse projeto de sustentabilidade comunitária conquistou uma sede através do Programa de Gestão Participativa da Prefeitura de Rio Branco e está expandindo. Há um ano iniciou um projeto de vitrofusão, que faz arte com frascos de vidro, como os de perfumes. Já existe até uma parceria com uma marca nacional de perfumes, que fornece os frascos através da logística reversa.

Por parte do governo do Acre, a Secretaria de Pequenos Negócios está abraçando o projeto, que tem um apelo ambiental muito forte. "Estamos viabilizando parcerias e investimentos para a Associação Costurando o Futuro”, informou José Carlos Reis, secretário da pasta.

Rômulo Paes ficou impressionado com o projeto e lisonjeado com a lembrança que recebeu da presidente da Associação Costurando o Futuro, Terezinha Santana. Ela comentou sobre os planos de avanço do trabalho de vitrofusão e a busca pelo envolvimento dos jovens da comunidade nessa arte. “Mas precisamos agora de um designer para desenvolver os moldes das peças”, completou Terezinha.

“É importante que a comunidade se torne dona das técnicas do trabalho com o vidro e que possa passar esse conhecimento adiante”, comentou Paes, que ainda visitou o Hospital das Clínicas, acompanhado do superintendente Carlos Eduardo Alves. Ele identificou o padrão de atendimento da OCA e visitou os centros de alta complexidade, como a unidade onde é feito o tratamento de câncer. A tarde de visitas terminou na Biblioteca da Floresta, onde Paes se disse "impressionado" com a forma com que o Acre humaniza os serviços e prédios públicos.