Governo amplia em quase 2 km a rede de água tratada em Marechal Thaumaturgo

O governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), concluiu a execução de obras para ampliação da capacidade de captação, tratamento e distribuição de água em Marechal Thaumaturgo, no Alto Juruá. A operação, que expandiu a rede em quase dois quilômetros, exigiu um plano de logística para envio de equipamentos e profissionais por estrada, barco e avião para o município de difícil acesso.

Extensão de rede de água leva mais saúde e qualidade de vida aos moradores. Foto: cedida

De acordo com o presidente do Saneacre, José Bestene, as obras cumprem mais uma etapa do plano da gestão Gladson Cameli, de alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto no estado. “O governador tem batido nesta tecla com clareza; a água tratada não pode faltar na casa de nenhum cidadão acreano, pois água é saúde”, ressaltou.

O gestor também destacou a importância das parcerias para o cumprimento da meta, em que parte dos recursos investidos, no valor de R$ 100 mil, foram obtidos por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Maria Antonia e outra parte por recursos próprios. A prefeitura local cedeu todo o maquinário para escavação e preparação dos pontos de extensão da rede. Ao todo, mais de 140 famílias passam a receber água potável na porta de suas casas.

Mais de 140 famílias passaram a receber água potável em suas casas. Foto: cedida

O diretor de operações do Saneacre, Alan Ferraz, falou sobre a logística aplicada na ação. “Para realizar a extensão da rede de água para os consumidores, tivemos que aumentar o volume de água bruta a ser captada para a estação de tratamento. Para tanto, trocamos o conjunto motobomba, que foi montado em Rio Branco e levado até Cruzeiro do Sul pela rodovia e, em seguida, embarcado no Rio Juruá para subir até Thaumaturgo. Nossa equipe técnica foi em seguida de avião”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter