Governo agradece esforço de servidores para conclusão da obra do Hospital da Mulher do Juruá

Secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, falou aos funcionários sobre a importância de cada um para o bom funcionamento da unidade

dsc04651.jpg
dsc04662.jpg

  Secretária de Saúde, Suely Melo, agradeceu aos servidores pela dedicação prestada aos que procuram a unidade de saúde (Foto: Assessoria Sesacre)

Após entregar os serviços de saúde do Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete para a população do Juruá, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, reuniu-se com os servidores e gestores da unidade para agradecer a todos pelo compromisso e dedicação durante a organização dos atendimentos na nova unidade. A reunião ocorreu na ultima segunda-feira, 15, em Cruzeiro do Sul.

No encontro, Suely Melo lembrou aos servidores sobre a importância de cada um para o bom funcionamento do hospital e quais estratégias devem ser usadas para garantir a qualidade da assistência e a humanização das ações prestadas tanto às mães e aos bebês quanto às mulheres que buscam atendimentos clínicos e ambulatoriais.

“É importante que todos tenham consciência de suas responsabilidades, uma vez que essa unidade é referência para outros Estados, por ser a primeira nos padrões da Rede Cegonha. A presidente Dilma Rousseff, o governador Tião Viana e o ministro Alexandre Padilha não mediram esforços para iniciar os atendimentos nesse hospital, no mês de agosto, conforme havia sido prometido. Agora, precisamos fazer nossa parte. Precisamos acolher nossas mulheres e crianças com amor, carinho, respeito e dedicação. Não adianta ter boa estrutura e bons equipamentos, se não temos comprometimento com as pessoas que procuram nossos serviços”, orienta Suely.

A diretora-geral do hospital, Fabiana Ricardo, agradeceu o empenho dos profissionais, principalmente durante a remoção das pacientes para a nova maternidade, que exigiu muita atenção e cuidado.

“Gostaria de agradecer a todos. Confesso que sem o apoio e comprometimento de vocês não teríamos conseguido terminar esse trabalho. A demanda era grande e ainda bem que todos estavam unidos em prol de um mesmo objetivo. A equipe da Secretaria de Estado de Saúde nos ajudou muito e foi fundamental para a funcionalidade de todo o processo. Tenho certeza de que vamos desenvolver um bom trabalho aqui, sempre tendo como princípios a humanização, a qualidade e o respeito à saúde da mulher e da criança”, agradeceu Fabiana.

Antes de terminar a reforma, a unidade funcionava provisoriamente em um prédio alugado, onde realizava uma média de mil atendimentos e procedimentos ao mês, entre partos naturais e cesáreos, atendimentos ambulatoriais e de urgência e emergência. 

O hospital é uma unidade de referência para todos os municípios localizados na Região do Juruá, Tarauacá e Envira e foi entregue à população no último dia 13. Até segunda-feira, 15, já haviam sido realizados 39 partos, 30 deles naturais.

Uma peculiaridade da maternidade é a humanização do serviço, que tem na sua estrutura salas de parto que permitem à mulher escolher a melhor maneira de dar à luz: parto na água, de cócoras, cesariana ou tradicional. Durante o atendimento, as futuras mamães são orientadas sobre os métodos disponíveis e quais os benefícios de cada um. 

A maternidade tem 220 profissionais, entre médicos, enfermeiros, bioquímicos, nutricionista, neonatologista, pediatra, psicologista, fonoaudiólogo, biomédico, fisioterapeuta, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, agente administrativos, auxiliar de enfermagem, técnicos de laboratório, auxiliar operacional de serviços diversos e motorista. 

De acordo com a direção do hospital, até o fim do ano serão contratados mais profissionais, das diversas áreas de atuação, para garantir um acolhimento de qualidade às mulheres e às crianças do Juruá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter