O governador Tião Viana esteve em Marechal Thaumaturgo nesta sexta-feira, 21, para acompanhar o andamento das obras de urbanização de ruas e visitar produtores que têm avançado na piscicultura, com o auxílio do governo, nas áreas de assistência técnica para elaboração de projetos e liberação de crédito. O prefeito Aldemir Lopes, membros do governo e os deputados estaduais Jonas Lima e Lourival Marques também acompanharam a agenda.
“Aqui está sendo feito um trabalho de qualidade e mobilidade para as pessoas. Uma obra bem feita e com muito zelo, que a gente faz em parceria com a prefeitura”, conta o governador.
O prefeito disse que praticamente todas as ruas já foram beneficiadas, e isso está sendo possível graças ao olhar especial do governo, “que tem sido um grande parceiro. Na nossa última ida a Rio Branco, o governador, sensível a essas obras, liberou um convênio de R$ 220 mil para a compra de insumos destinados à melhoria do acesso à cidade”.
O diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, disse que o Estado está com várias frentes na área do saneamento integrado. “Estamos ampliando nosso abastecimento de água, pavimentando ruas que interligam bairros e ampliando nossa capacidade de distribuição”, explicou o gestor.
O deputado Jonas Lima parabenizou o governo pelas parcerias com as prefeituras. “O que nós vemos aqui é o desenvolvimento deste município, em primeiro lugar graças à firmeza do governo”, disse o deputado.
Produção rural fortalecida
Um dos objetivos prioritários do governo em Marechal Thaumarturgo é ainda fortalecer a produção rural, por isso Tião Viana visitou os tanques de piscicultura e áreas de pequena criação. “A cidade tem mudado muito na área rural. Agora teremos um dia da Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural] discutindo e preparando projetos de crédito para os pequenos produtores acessarem os bancos e investirem na sua produção”, disse Tião Viana.
O presidente da Emater, Idésio Franke, disse que está no município para acompanhar a realidade rural, o setor produtivo, e garantir a assistência técnica. “A gente tem o Programa Nacional da Agricultura Familiar [Pronaf], que é o crédito colocado pelo governo do Estado e federal na agricultura familiar. O objetivo é que o pequeno produtor possa se capitalizar, fazer seu negócio, obter renda e melhorar sua qualidade de vida”, contou o gestor.
Produção que garante qualidade de vida
Para o piscicultor José de Souza, a rentabilidade do negócio traz o que ele chama de “melhoria de vida”. “Tudo graças ao apoio do governo. Estamos muito satisfeitos, principalmente com o projeto desses açudes, e o [programa] Luz para Todos, que foi fundamental”, conta o produtor.
O deputado estadual Lourival Marques lembrou que essas ações são resultado de um dedicado trabalho do governo. “Foi uma luta grande do governo, e vale a pena, porque a gente vê aqui hoje a felicidade do pequeno produtor”, declarou o parlamentar.