Governadores enaltecem iniciativa de Tião Viana na união no combate ao narcotráfico

Vinte governadores do país, além de vices e representantes, estiveram presente no Acre e ficaram otimistas pela união de esforços contra o narcotráfico (Fotos: Sérgio Vale/Secom Acre)

Com a realização do Encontro de Governadores do Brasil Pela Segurança e Controle das Fronteiras, ontem, 27, reunindo 20 governadores do país, vices e representantes dos Estados, além de quatro ministros brasileiros e gestores de países vizinhos, o Acre foi o palco da proclamação de uma urgente união dos estados subnacionais com o governo federal para a construção de “esforços em defesa da vida e da integridade física da população brasileira, ameaçadas pelo mal das drogas e pela violência do narcotráfico, que afetam todas as classes sociais das atuais e futuras gerações”.

Desde o início deste ano, o governador Tião Viana levantou a urgência de haver uma união nacional e efetiva contra o narcotráfico, realizando grandes esforços para a criação do encontro no Acre. Com a realização do evento em Rio Branco, ele propôs a ampliação do debate para o âmbito nacional e internacional, com todos os governadores presentes, juntos, exigindo principalmente a criação de um Plano Nacional de Segurança Pública.

Logo após o Encontro Pela Segurança e Controle das Fronteiras, diversos dos governadores presentes fizeram questão de enaltecer a iniciativa de Tião Viana por articular e realizar o evento com tanta seriedade, sem bandeiras partidárias ou ideológicas.

Colhendo frutos

“Voltei de carona com os ministros e a conversa foi ótima. Acertamos uma reunião para o dia 7, com um representante por região”, disse o governador de Goiás (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A governadora de Roraima, Suely Campos, destacou como o encontro foi bastante propício. “Governador Tião, obrigada pela belíssima acolhida, o encontro foi muito proveitoso. Espero  que o governo federal tenha entendido as mensagens de preocupação que passamos tão bem colocadas por muitos colegas”, ressaltou.

Já o governador de Tocantins, Marcelo Miranda, completou: “Muito orgulhoso de fazer parte de uma família que pensa na unidade por um país sempre melhor. Parabéns, amigo Tião Viana e que Deus continue a nos proteger”.

Marconi Perillo, governador de Goiás, destacou que o encontro já começa a dar frutos, referindo-se à conversa com os ministros logo após o evento realizado em Rio Branco.

“Voltei de carona com os ministros e a conversa foi ótima. Acertamos uma reunião para o dia 7, com um representante por região, para sistematizarmos a Carta do Acre. Insisti muito no ponto do fundo e do sistema único. Me ouviram com atenção e interesse”, destaca Marconi.

De São Paulo, o governador Geraldo Alckmin fez questão de ligar para  Tião Viana, após o término do encontro. Por telefone, ele agradeceu a liderança do governador acreano em unir tantos gestores em torno de uma problemática em comum e disse que este foi um dos mais importantes movimentos do Brasil, em defesa de união perante o gravíssimo problema da violência.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter