Governadora em exercício Mailza prestigia congresso nacional de docentes na Ufac

A governadora em exercício Mailza cumpriu uma agenda institucional na manhã desta quinta-feira, 9, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). A universidade sedia o 41° Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

O evento vai reunir cerca de 600 professores de universidades federais, estaduais e centro federal de educação tecnológica de todo o Brasil.

Mailza falou sobre o compromisso do governo do Acre com a educação nacional. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além disso, é um espaço para tratar  de pautas importantes da categoria, como reajuste salarial, reestruturação de carreira, financiamento das instituições públicas de ensino, adoecimento docente, ensino remoto, além de temas da conjuntura nacional e internacional do ensino público.

A governadora em exercício falou aos congressistas sobre o alinhamento e sintonia do governo estadual em contribuir para a educação no estado.

“A presença do governo do Acre nesses espaços de discussão demonstra o nosso desejo em melhorar a educação. É muito importante a valorização dessa classe. A melhoria dos salários e das condições do trabalho, além da formação do professor são debates importantes. Podem ter certeza que o governo, e o governador Gladson Cameli estão comprometidos com a educação do Brasil e do Acre”, declarou.

Mailza esteve acompanhada do presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kinpara, que destacou o trabalho conjunto do governo estadual com o governo federal.

“Educação, cultura e meio ambiente devem andar em conjunto. Estive em Brasília e conversei com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, onde pude discutir as propostas de desenvolvimento cultural e ambiental no nosso Acre”, frisou.

Mailza (à esquerda), Minoru Kinpara (no centro), e Letícia Mamed (à direita), conversam sobre as pautas em que a Ufac e os docentes nacionais buscam mudanças. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

A presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), professora Letícia Mamed, conversou com Kinpara e Mailza, e acredita que é importante receber e poder discutir propostas com o Poder Executivo.

“É a primeira vez que recebemos o Andes aqui no Acre, que é a grande entidade sindical nacional dos professores, e ter esse congresso aqui na Amazônia convergindo para temas como o meio ambiente, cultura e educação torna a discussão muito mais concreta. Partilhar esse debate com os poderes, é se aproximar daqueles que podem mudar a situação vigente. Então, a visita da governadora em exercício é importante para que o governo entenda como funciona a organização da nossa categoria”, destacou Mamed.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter