Governador vistoria área de preparo de calcário em Cruzeiro

Em breve o governo começará a distribuição do calcário para os produtores da agricultura familiar no Juruá (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Em breve o governo começará a distribuição do calcário para os produtores da agricultura familiar no Juruá (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador Tião Viana esteve na manhã desta terça-feira, 1, em Cruzeiro do Sul, e aproveitou para visitar o moinho de calcário existente na cidade que faz a preparação do mineral para distribuição entre os agricultores da região do Juruá. O calcário tem se tornado fundamental na agricultura familiar acreana porque faz a correção do solo, diminuindo sua acidez (PH) e mantendo-o apto para o plantio. Três mil famílias serão beneficiadas.

“Esse é um ousadíssimo programa de mecanização e aplicação de calcário no solo. Com esse processo, o produtor irá poder se preparar para ficar oito anos sem desmatar mais nenhuma área, apenas fazendo a correção do PH”, explica o governador Tião Viana.

A atividade é bastante elogiada do ponto de vista ambiental, ajudando na produtividade e na renda para as famílias produtoras. O projeto de distribuição já existe há dois anos. Para o vice-governador César Messias: “É um novo momento pro nosso agricultor. As terras estavam cansadas e com o PH muito alto. Agora temos uma fábrica de goma aqui e uma farinha famosa no Brasil inteiro. Precisamos estimular mais a produção”.

Segundo o empresário Linker Cameli, contratado para trazer e moer o calcário, o produto vem de uma região próxima do município de Itaituba, no Pará, e demora 45 dias para chegar a Cruzeiro do Sul. Quando chega passa pelo equipamento para ser moído e então estará pronto para ser usado na agricultura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter