UPA Franco Silva será entregue nesta quinta-feira

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva está pronta para receber os pacientes da região da Baixada do Sol, em Rio Branco. Nesta quinta, 3, às 15 horas, será inaugurada a unidade hospitalar que atenderá 18 bairros da capital – o que corresponde 75 mil moradores, 20% da população. A solenidade de entrega vai contar com a presença do governador Tião Viana e do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.

A nova unidade de saúde receberá o nome de Franco Silva, em homenagem ao radialista e empresário Francisco Ferreira da Silva, que trabalhou na Rádio Difusora Acreana e foi morador da Baixada do Sol, morto em 2010.

“A UPA tem a finalidade de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares”, explicou a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Celene Maia.

Celene ressalta ainda que, na UPA Franco Silva, serão ofertados serviços de atendimento médico ambulatorial, odontológico, urgência e emergência, serviço social, além de laboratório de análises clínicas, radiologia e eletrocardiografia. “Essa unidade de saúde faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e é classificada como porte 2 pelo Ministério da Saúde (MS).

UPA Francisco Silva

Franco Silva

Francisco Ferreira da Silva, mais conhecido como Franco Silva, nasceu em 11 de fevereiro de 1961, em Epitaciolândia, no Acre. Filho de Cícero de Sousa da Silva e Albertina Margarida Ferreira da Silva. Franco Silva veio morar em Rio Branco, aos 17 anos de idade, em busca de estudo e trabalho para ajudar no sustento dos seis irmãos e da mãe – o pai havia falecido um ano antes. Na capital, terminou o ensino médio com habilitação em Contabilidade. Trabalhou como vendedor e gerente de loja. Amante da música, Franco gravou o primeiro compacto aos 23 anos.

Com a gravação do compacto de músicas, Franco Silva trouxe os irmãos e a mãe para morar com ele na capital. Em 1988, entrou para o quadro de servidores efetivos do Estado do Acre como radialista da Rádio Difusora Acreana, onde cantava e apresentava o programa “Forró, Cidade, Sertão”. Além da carreira pública, Franco era um entusiasta e empreendedor da música. Em 1994, montou um espaço de dança chamado “Forró Rabo de Saia”, na região da Baixada da Sobral, na capital acreana.

Franco Silva fez faculdade de Gestão Pública, e tinha um reconhecido trabalho junto à sua comunidade. Foi candidato oito vezes a vereador de Rio Branco e a deputado estadual, sendo eleito suplente de deputado estadual e de vereador da capital. Franco Silva faleceu aos 49 anos, em 12 de fevereiro de 2010.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest