Nesta terça-feira, 24, o governador Tião Viana visitou as três cidades afetadas pelas enchentes na região do Alto Acre. Em reunião com a Defesa Civil do Estado e o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, definiu as estratégias e colocou toda a equipe de governo à disposição das medidas emergenciais necessárias em Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.
Logo após a reunião, ele seguiu de barco para Brasileia, para vistoriar os pontos mais críticos da cidade, que está isolada do resto do estado, e visitou abrigos públicos. Ele solicitou mais apoio ao Exército Brasileiro na operação de atendimento às famílias alagadas. Ao todo, a Defesa Civil possui 520 homens militares e civis, além de voluntários.
Toda a Segurança Pública voltou sua atenção para as consequências da maior catástrofe natural no Alto Acre. Além dos bombeiros, homens das polícias Militar, Civil e Detran apoiam diariamente a remoção, transporte e comunicação nas três cidades.
“Total apoio. Ajudando na reposição de estrutura para os abrigos, saneamento básico e alimentação. Além do Exército Brasileiro e todos os voluntários. É um trabalho incessante e incansável. O mais cedo que ficam as equipe de apoio é até as 3 da manhã, trabalhando e defendendo as pessoas, retirando os entulhos, os poluentes e itens que podem ameaçar derrubar a ponte, por causa dos balseiros”, ressaltou o governador Tião Viana.
De acordo com dados divulgados às 17 horas desta terça-feira, mais de 2.358 pessoas já foram afetadas em Brasileia. São 281 famílias desabrigadas, e 455 desalojadas. Estão estruturados 23 abrigos, entre espaços públicos e igrejas. O Corpo de Bombeiros concluiu agora a noite a operação de retirada dos balseiros (troncos, galhos de árvores e entulhos)da ponte José Augusto de Araújo. A ação foi iniciada na noite de segunda-feira, 23.
A Defesa Civil informa ainda que todos os pacientes que estavam no Hospital de Brasileia foram transferidos para Epitacioândia.