Os 416 aprovados iniciam atividades em sala de aula no dia 14 deste mês
O governo do Estado realiza na próxima segunda-feira, 7, a posse dos professores aprovados no último concurso. A solenidade será no Teatro Plácido de Castro, às 9 horas, com a presença do governador Tião Viana e do secretário de Educação, Daniel Zen.
O concurso disponibilizou 800 vagas, tendo sido aprovados 416 professores e 384 classificados, encontrando-se, dessa forma, em situação de cadastro de reserva. Os professores que foram classificados dentro das vagas disponíveis e iniciarão suas atividades a partir do dia 7 de fevereiro, com planejamento nas escolas nas quais estão lotados.
As áreas de conhecimento atendidas são as seguintes: artes, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, línguas portuguesa, espanhola e inglesa, química, sociologia e pedagogia, para professores das séries iniciais.
Os professores dos municípios de Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil, Capixaba, Epitaciolândia, Xapuri, Brasileia, Feijó, Jordão, Tarauacá, Manuel Urbano, Santa Rosa e Sena Madureira tomam posse nesta terça-feira, 8. A solenidade em Rio Branco dará posse aos professores da capital e dos municípios de Acrelândia, Bujari, Porto Acre, Plácido de Castro e Senador Guiomard.
Realizado para atender as novas necessidades, o concurso público surgiu por conta da construção de novas escolas e ampliação do atendimento na rede pública de ensino. No período de 2007 a 2010, foram inauguradas 35 escolas urbanas, 16 rurais e 13 indígenas, sem contar as reformas e ampliações de unidades de ensino, que somam cerca de R$ 100 milhões em investimentos.
Superação de desafios
Muitos professores que passaram nesse concurso já lecionavam, mas não haviam ainda tido a oportunidade de ser aprovados em um concurso para se efetivarem. Agora estão motivados ainda mais para exercerem a docência, como a professora de língua portuguesa Ana Meire. "É um sonho que estou realizando agora. Já trabalho na educação há 14 anos e é o que eu gosto de fazer e pretendo continuar fazendo. As minhas expectativas são as melhores, espero que os alunos estejam disponíveis a se dedicar, aprender coisas novas e, principalmente, estabelecer a troca de conhecimento. Acredito que o conhecimento só ocorre a partir dessa interação”, revela.
Outra professora que também toma posse nesta segunda considera que essa será uma nova fase em sua vida e uma meta atingida. “Tentarei dar o melhor de mim. Penso em ajudar os jovens e adolescentes de Rio Branco não apenas com aquisição de informações, mas, principalmente, buscarei ser orientadora de experiências da vida e do mundo do trabalho”, declara a professora Edilse Albuquerque