Senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz e secretários também participaram da série de encontros que começaram ainda na quarta-feira
O governador Tião Viana continuou nesta quinta-feira, 3, a série de encontros com ministros do governo Dilma Rousseff para apresentar novos projetos de desenvolvimento em favor do Acre e solicitar a liberação de recursos de emendas destinadas à industrialização do Estado. Acompanhado dos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, além do deputado federal Sibá Machado, o governador esteve no meio da tarde com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e tratou da liberação de recursos para o aumento da produção rural acreana.
Segundo o governador, o ministro se comprometeu em liberar recursos de emendas da bancada federal para o aumento da produção e para a industrialização de produtos de origem animal, da piscicultura e da fruticultura, além da plantação de florestas com árvores de seringueira e paricá. Pela manhã, o governador e os senadores estiveram com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, com quem trataram de um ajuste no valor de R$ 86 milhões para o Estado avançar no modelo de saneamento básico integrado com a pavimentação de ruas, um dos compromissos assumidos por Tião Viana durante a campanha.
Tião Viana, Jorge Viana e Aníbal também estiveram em audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, tratando da liberação de recursos para a continuidade das obras de pavimentação da BR-364 em direção a Cruzeiro do Sul, que o governo quer concluir ainda este ano. Segundo o senador Jorge Viana, a busca de recursos para a BR-364 tem de ocorrer agora, antes do fim das chuvas, que são consideradas importantes para dar tráfego nos rios que levam os insumos para a estrada, como cimento, pedra e asfalto.
“Tudo isso requer um planejamento, uma liberação de recursos no momento certo, e é isso o que o governador veio fazer aqui. Estamos lutando para concluir o sonho da BR-364, que é o nosso sonho, do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma”, disse o senador.
Tião Viana e os senadores estiveram ainda com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, que garantiu colocar o aeroporto de Rio Branco em pleno funcionamento o mais rápido possível. “As agendas da Infraero e de outros ministérios foram muito positivas, dando as condições necessárias para o governador, com o apoio da nossa bancada, fazer um excelente governo ao longo dos quatro anos”, assinalou Aníbal Diniz.
O deputado Sibá Machado aproveitou o encontro com o ministro Luiz Sérgio para tratar da liberação das emendas individuais dos ex-deputados Nilson Mourão e Fernando Melo, que serão subescritas por ele para que não haja nenhum tipo de prejuízo para a liberação de seus recursos, transformando-se em novo aporte de recursos para a execução de mais obras pelo governo do Estado.
Após visitar também o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, o governador Tião Viana classificou as audiências de "muito relevantes" para as ações de seu governo. “É um governo federal amigo do Acre. O governo da presidente Dilma tem toda a sensibilidade e decisão de nos ajudar, querendo o diálogo, a organização das ideias e as medidas planejadas para que alcancemos os resultados em favor da população”, assinalou o governador.