Acre ganha Espaço Memória da Justiça Eleitoral

Ao se despedir do TRE, Arquilau de Castro Melo inaugura sala com acervo sobre história das eleições

agenda_tre_foto_sergio_vale_23.jpg
agenda_tre_foto_sergio_vale.jpg

O desembargador Arquilau de Castro Melo despediu-se da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) homenageando antigos servidores e ex-presidentes e inaugurando o Espaço Memória da Justiça Eleitoral (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O desembargador Arquilau de Castro Melo despediu-se da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) homenageando antigos servidores e ex-presidentes e inaugurando o Espaço Memória da Justiça Eleitoral, uma sala que conta a história das eleições no Acre desde a primeira urna a ser utilizada até o moderno processo adotado hoje. A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira, 3, e contou com a presença do governador em exercício, César Messias, advogados, juízes, procuradores e representantes de outras instituições.

“Fico muito agradecido por ter passado esses tempos aqui, por ter conduzido o último pleito eleitoral, e reconheço profundamente o empenho de cada funcionário. Acho que nós conseguimos aproximar o TRE da sociedade, e uma das ações que me deu mais prazer foi levar urnas para as comunidades distantes, isoladas, de ribeirinhos e aldeias indígenas”, disse Arquilau.

O acervo que compõe o Espaço Memória da Justiça Eleitoral foi reunido com base em entrevistas gravadas com juízes e servidores fundadores do TRE, processos antigos e resultados de pleitos eleitorais, além de outros objetos que retratam a história das eleições no Acre.

O desembargador espera que a sala seja um espaço de estudos e pesquisas. "Essa é uma significativa contribuição para a população acreana. Todas as informações das eleições no Estado estão acessíveis, desde a quantidade de votos de candidatos por partido ou nome até relatos da imprensa sobre os fatos mais importantes da história.”

Para o governador em exercício, César Messias, o acervo reunido pelo TRE conta importantes fatos da história acreana. “As ações de Arquilau frente ao TRE mostram a dedicação e o compromisso com a democracia em nossa sociedade e o carinho que ele tem pelo nosso Estado. Uma história como essa deve ser sempre lembrada, e o serviço da Justiça Eleitoral é, e sempre foi, de fundamental importância para a população brasileira, e em especial a acreana.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter