Em reunião com representantes do movimento sindical do Acre, nesta sexta-feira, 10, o governador Tião Viana garantiu que o governo se manterá empenhado para garantir mais avanços ao setor rural acreano. O encontro, realizado na Casa Civil, contou com a mediação do deputado estadual Lourival Marques e líderes sindicais comandados pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre), Manoel José dos Santos, o “Cumaru”.
Para ele, o setor rural tem sido fortalecido pelas ações do governo que sempre se propõe a diálogos e planejamentos junto aos trabalhadores rurais. “Queremos agradecer pelos esforços que o governo tem empregado ao setor, e é de suma importância ter a garantia de que vamos avançar ainda mais nos projetos voltados para o campo”, disse o presidente.
Tião Viana destacou que o movimento sindical rural do Acre é um guia para as responsabilidades éticas do governo, e o Estado trabalhará dedicado para diminuir as desigualdades entre o campo e a cidade.
“Queremos garantir a qualidade de vida de quem vive no campo e para isso o governo tem feito um esforço sem precedentes na história do Acre”, contou o governador. O Estado permanecerá planejando conjuntamente com os sindicatos, federações, a discussão de prioridades da área de produção e a incorporações de tecnologias de créditos para as atividades econômicas. “Nosso objetivo é gerar mais riquezas, desenvolvimento, emprego e renda para o setor rural”, acrescentou Tião Viana.
O deputado Lourival Marques reforçou que este é mais um encontro muito importante entre o governo e o movimento. “Nós estaremos trabalhando em parceria com o sindicato rural mediando as ações para que as pessoas sejam bem atendidas, e as instituições financeiras cheguem de maneira acessível aos produtores rurais”, afirmou.
Setor rural do Acre será a porta para o desenvolvimento
O governador Tião Viana afirmou ainda que o setor rural do Acre será a porta para o desenvolvimento do estado. Só o Banco da Amazônia assegurou mais de R$ 400 milhões em linhas de crédito para os pequenos produtores. Outros avanços estão registrados na agricultura, com a expansão da plantação do milho para 15 mil hectares e a previsão do início do funcionamento da indústria de castanha de Rio Branco e a de madeira, em Tarauacá, já para os próximos dias.
Outro avanço aponta para a piscicultura, com a aprovação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que permite ao Acre iniciar a exportação do pescado. Em maio, a indústria do suíno também entra em funcionamento com a inauguração do frigorífico no Alto Acre. O governador garantiu ainda um esforço expressivo para a infraestrutura de ramais.