Ramais, educação, saúde e investimentos na melhoria da qualidade de vida de cada cidadão acreano foram os temas tratados no encontro
No Brasil as prefeituras, ao contrário do que ocorre em muitos países, têm muitas atribuições a cumprir. E neste contexto o fortalecimento dos parlamentos municipais assume um papel de extrema importância. Com estas palavras o governador Binho Marques recebeu os representantes das câmaras de vereadores dos 22 municípios acreanos no Palácio Rio Branco, na tarde desta quarta-feira, 27.
O encontro de vereadores foi proposto pelo parlamento estadual para a manutenção de um pacto entre municípios, Assembleia Legislativa e Governo do Estado. Durante todo o dia os legisladores estiveram reunidos na Aleac e pela tarde foram recebidos pelo governador. O pacto se reforça no dia 30 de junho, quando acontece a terceira etapa do projeto Assembleia Aberta.
"Viemos em busca de soluções para problemas que são comuns a todos os municípios, como a questão da proibição de desmate, imposta pelo Ministério Público, que impede o desenvolvimento da produção agrícola. Outra questão para a qual precisamos de apoio é a que pretende reverter as condições precárias em que se encontram a maioria das câmaras municipais", disse o vereador Luiz Meleiro, do PC do B de Tarauacá.
No encontro o governador Binho Marques discorreu sobre as ações de governo e o objetivo de fazer com que cada cidadão acreano seja, de fato, um cidadão, onde quer que ele esteja, na cidade ou em regiões isoladas.
"E por cidadão não devemos entender aquele que tem direito ao voto, mas que tem acesso à educação, saúde, que pode vender sua produção, que tem acesso a serviços básicos, e por isso estamos investindo U$ 150 milhões no Proacre, um programa que vai levar tudo isso à população do no Estado através dos 10 principais rios acreanos".
Dentro do Proacre estão previstas ações de educação – ensino médio e educação infantil – saúde, com uma equipe de médicos pelo menos uma vez por mês em cada comunidade polo espalhada ao longo dos principais rios do Acre e um programa de escoamento da produção agrícola. "O Governo vai investir U$ 2,5 mil por pessoa até o final do mandato. Nenhum outro estado brasileiro vai alcançar este nível de investimento", ressaltou Binho.
Sobre a questão das queimadas o governador destacou a necessidade de se discutir o tema com mais profundidade mas lembrou do Programa de Certificação das Propriedades, que integra a Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal e foi criado para garantir a produção sustentável na agricultura, entre outros objetivos.
"Vivemos um momento de transição, em que precisamos deixar a questão cultural, as dificuldades em utilizar as técnicas convencionais da agricultura, como a derrubada e a queima, para fazer uso de técnicas sustentáveis, que garantam um desenvolvimento e bons frutos para todas as gerações, sem que uma conta ambiental muito alta tenha que ser cobrada dos nossos filhos e netos", comentou o governador.
Outra boa notícia repassada pelo governador aos parlamentares foi o investimento em ramais, pontes e bueiras que será feito ainda em 2009. Esta semana governo e Incra assinaram um convênio de R$ 10 milhões para o melhoramento de ramais em todos os municípios acreanos, exceto em Senador Guiomard, que será beneficiado com emenda parlamentar para este fim.
Sobre a reforma das câmaras municipais o governador se comprometeu a avaliar melhor a situação de cada uma para auxiliar no que for possível. O presidente da Assembleia Legislativa, que propôs o encontro, falou em nome de todos os vereadores presentes e pediu ao governador a continuidade da parceria na realização da Assembleia Aberta, parceria que foi fechada para o encontro que já será realizado em junho.