Conhecida como a “terra do abacaxi gigante”, Tarauacá completa neste domingo, 24 de abril, 109 anos de emancipação política. O governador Gladson Cameli esteve presente na comemoração e assistiu ao desfile cívico em homenagem ao aniversário do município.
“Primeiramente, agradeço a Deus por estar participando do aniversário deste município que ajudou a construir a história do Acre. Daqui já tivemos governadores, várias lideranças, pessoas que cumprem um papel importante nos poderes. Tarauacá é uma cidade que ecoa nos nossos corações, uma cidade de um calor, de energia positiva. Parabéns, Tarauacá”, comemorou o governador.
O evento contou ainda com a presença do senador Sérgio Petecão e dos deputados federais Jesus Sérgio e Alan Rick. A prefeita do município, Maria Lucineia Menezes, diz que o evento marca a retomada das atividades pós-covid.
“É o resgate da nossa tradição, me emociono vendo a volta dos desfiles que fizeram parte da minha infância e da infância dos nossos munícipes. O aniversário de Tarauacá tem que ser comemorado. Agradecemos às autoridades presentes por destinar emendas para o nosso município”, observou a prefeita.
A atividade se iniciou com o desfile das escolas, da Polícia Militar e de diversas instituições. Ao fim, um bolo de nove metros fez a alegria da população presente.
Além de participar das atividades cívicas, o governador entregou importantes obras que beneficiarão os tarauacaenses, como as reformas da sede das Rádios Aldeia (FM) e Difusora (AM), do Núcleo de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec/Dom Moacyr), da sede do comando do 7º Batalhão da Polícia Militar e da estação de tratamento de água (ETA) da Saneacre. Além disso, realizou a assinatura da ordem de serviço para manutenção do Quartel da Polícia Militar e a entrega da Rua Nilo Freire, no bairro Novo.
“Temos feito inúmeros investimentos aqui, em parceria com a prefeitura e com o governo federal. Recuperamos ruas, avenidas, realizamos melhorias nos sistemas de água, saúde e comunicação. E temos muito a fazer ainda”, declarou Gladson.
A gestora de Tarauacá agradeceu o empenho do governo em contribuir com a prefeitura, entregando importantes obras no município: “Os investimentos são muitos. Ficamos felizes por receber em Tarauacá tantas obras como essas que foram entregues hoje. Agora, podemos dizer que temos um governo que olha para a nossa cidade”.
O que disseram
“Agradecemos ao governador pelo carinho que tem tido com Tarauacá, que completa hoje 109 anos de emancipação e de luta. Temos tarauacaenses de destaque.”
Deputado federal Jesus Sérgio
“Hoje é um dia especial, pois além de celebrarmos o aniversário de Tarauacá, estamos comemorando a entrega de importantes obras. Em parceria, com a Prefeitura e Governo, iremos construir um parque aqui no município. Quero reconhecer o empenho do governador para que essas importantes obras se concretizem.”
Deputado federal Alan Rick
História
Distante quase 400 quilômetros da capital Rio Branco, Tarauacá originou-se do Seringal Foz do Muru, que foi criado na confluência do Rio Tarauacá com o Muru, transformando-se em povoado com o passar do tempo. Fundado em 1º de outubro de 1907, foi transformado em vila e batizado de Seabra.
Em 1912, foi desmembrado, sendo constituído o Departamento de Tarauacá. E em 24 de abril, por meio do decreto nº 9831, foi criado o município.
“Tarauacá” é nome indígena e significa “rios dos paus ou das tronqueiras”. A denominação “terra do abacaxi gigante” se dá porque o fruto produzido na região chega a pesar até 15 quilos.