Governador Gladson Cameli destaca na imprensa nacional avanços na preservação florestal e turismo ecológico do Acre

O governador Gladson Cameli esteve em São Paulo na última quarta-feira, 17, para uma série de diálogos sobre avanços a respeito da preservação florestal e do turismo ecológico no Acre, destacando o estado, em uma conversa com o editor-chefe da Revista Veja, Sérgio Ruiz, como o primeiro do Brasil a aderir ao selo da Coalizão Leaf, relacionado à compra e venda de créditos de carbono.

A iniciativa está vinculada aos parâmetros internacionais do Acordo de Paris e busca financiamento para a conservação de florestas tropicais, contribuindo para a redução do impacto das mudanças climáticas.

O procedimento do Acre está ligado a um programa de redução de emissões, com estímulo ao financiamento para reflorestamento. A adesão ao selo é um passo importante para a participação em um contrato de compra de redução de emissões, assinado com a ONG americana Emergent, visando à obtenção de até dez milhões de toneladas de créditos até 2026.

Em outros encontros, também com jornalistas de veículos nacionais, Cameli apresentou as ações governamentais que têm garantido o crescimento social e econômico da região no setor de agronegócio, conquistado durante sua gestão no estado, e destacou as oportunidades surgidas com o protagonismo do Acre em desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

Um dos diálogos foi realizado com o jornalista e consultor de comunicação pública, Roberto Machado, sendo abordados temas como o crescimento pelo setor do ecoturismo. Foto: Diego Gurgel/Secom

Um dos diálogos se deu com o jornalista e consultor de comunicação pública Roberto Machado, que abordou temas como o crescimento pelo setor do ecoturismo, safras recordes de grãos, ações de segurança pública e a colaboração entre entes federativos para o desenvolvimento do estado. O governador anunciou, em suas redes sociais, a valorização dos povos indígenas, convidando profissionais da comunicação de todo o Brasil a conhecerem e imergirem no conhecimento dos povos originários.

“Apresentamos o calendário cultural do estado, as potencialidades e investimentos do nosso governo no turismo ecológico da Amazônia. O objetivo é disseminar a valorização dos nossos povos indígenas. Convidamos profissionais da comunicação para conhecerem e imergirem no conhecimento dos nossos povos originários, verdadeiros detentores dos saberes da Floresta Amazônica, lembrando que no dia 27 de janeiro será a abertura do Festival Kãda Shawã Kaya, na Terra Indígena Arara, no município de Porto Walter”, destacou o governador.

Ao analista político da CNN Brasil, Pedro Venceslau, Cameli elogiou a parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo desenvolvimento do Acre, destacando que um estado pobre precisa da união de todos os entes federativos, além de mencionar o uso de câmeras corporais nos uniformes policiais. Cameli afirmou estar aguardando as normativas do Ministério da Justiça para implementar a medida no Acre.

De acordo com o governador Cameli, a imprensa desempenha um papel fundamental na ampliação do conhecimento sobre as realizações e potencialidades do Acre na região amazônica. Ao proporcionar uma visão abrangente das iniciativas lideradas pela atual gestão governamental, tais como o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e a valorização dos povos indígenas, a comunicação desempenha um papel vital na construção de uma consciência coletiva sobre questões essenciais para o país.

Dessa forma, divulgar os progressos do Acre não apenas celebra as conquistas locais, mas também fortalece o diálogo e a cooperação em nível nacional, impulsionando esforços conjuntos para um desenvolvimento mais equitativo e sustentável em todo o Brasil.

Acompanharam o governador Gladson Cameli, nos encontros, o chefe de gabinete da Casa Civil, Mario Neto Rodrigues; a chefe de gabinete do governador, Silvânia Pinheiro; o ajudante de ordens Bairo Guedes; e a equipe de comunicação formada pelos profissionais Samuel Bryan, Diego Gurgel, Emilly Souza e Alefson Domingos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter