Governador Gladson Cameli assina ordem de serviço para o início da obra da Orla do Rio Acre em Brasileia

O governador Gladson Cameli  assinou na tarde desta quinta-feira, 23, a ordem de serviço da obra da Orla do Rio Acre em  Brasileia. A obra irá ligar a parte alta à  parte baixa da cidade no trecho que foi destruído pelas enchentes de 2012 e 2015.

Assinatura da ordem de serviço pelo governador Gladson Cameli é o primeiro passo da construção de uma nova orla para ressignificar e reestruturar o centro de Brasileia. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A nova orla está orçada em R$ 16.617.537,11 e os recursos são frutos de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar e outros parceiros, entre os quais o governo do Acre, a Prefeitura de Brasileia e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

A expectativa é que o trabalho seja  iniciado no próximo ano, por conta do inverno, e será feita nos moldes da Gameleira de Rio Branco, com serviço de contenção de barrancos, calçadão e quiosques para lanches e turismo.

Centro de Brasileia foi parcialmente devastado nas grandes cheias do rio Acre de 2012 e 2015. Foto: Pedro Devani/Secom

Além disso, beneficiará não só os moradores dos bairros centrais e do entorno, incluindo a cidade vizinha de Epitaciolândia, como o trade turístico, uma vez que Brasileia recebe grande fluxo de turistas que chegam à  cidade por conta de suas condições de Zona Franca em fronteira com a cidade de Cobija no Departamento de Pando na Bolívia e que se dirigirem à região do Pacífico no Peru.

Obra beneficiará moradores de Brasileia e cidades vizinhas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para o governador Gladson Cameli, a obra é necessária por restaurar uma parte importante do centro histórico, além de gerar emprego e renda na região.

“Essa orla significa vida e uma resposta do nosso governo por tantas situações difíceis que Brasileia passou nos últimos 12 anos. Gratidão ao senador Márcio Bittar, que tem nos ajudado muito, não só aqui, mas em todo o estado, a nossa bancada federal e à bancada estadual por todo o apoio nesse processo que vai garantir a recuperação de uma área extremamente importante para o povo de Brasileia”, disse Cameli.

Obras do Anel Viário

Durante o discurso em Brasileia, Cameli anunciou para os próximos meses o retorno das obras do Anel viário de Brasileia e  Epitaciolândia.

“Estive em Brasília e recebi garantias do [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] Dnit sobre a retomada das obras e hoje, antes de chegar aqui, recebi ligação do diretor sobre essa liberação que está em andamento para  retomarmos as atividades e o processo de desapropriação das áreas, além da terraplanagem das cabeceiras da ponte”, disse Cameli, lembrando que os recursos estão garantidos e o retorno da obra vai gerar emprego e renda na região.

Gladson Cameli destacou a importância da união de todos pelo bem do estado do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Antes de encerrar seu discurso, Cameli ressaltou a importância da união de todos pelo bem do Acre e do seu compromisso em dar andamento às obras.

“Não sou dono da verdade, não governo só, mas governo ouvindo as pessoas e trabalhando por elas. Meu compromisso é trabalhar e realizar as obras que o estado precisa, para descer as escadas do palácio Rio Branco pela porta da frente quando sair”, disse Cameli.

Segundo ele,  isso só é possível com a união de todos e “essa solenidade mostra que é com a união de todos que vamos vencer os desafios”.

Durante a solenidade, Márcio Bittar enalteceu o trabalho do governador Gladson Cameli e de toda a equipe. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O senador Márcio Bittar, autor da emenda que viabilizou a obra, fez questão de enaltecer o trabalho do governador Gladson Cameli e  toda a equipe que, segundo ele, não tem hora para trabalhar para garantir as obras que o estado precisa.

“A coisa que mais me dá prazer na minha caminhada política hoje  é andar com o Gladson dando pontapé inicial de obras,  como aqui em Brasileia, em Xapuri e amanhã em Marechal Thaumaturgo, onde assinaremos a ordem de serviço para dar início à construção da  passarela do Amônia. E isso mostra que temos muito trabalho para trabalhar e dar alegrias ao nosso povo ”, destaca Bittar.

“Gratidão me define hoje”, disse a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem. Foto: Pedro Devani/Secom

Gratidão me define hoje, disse a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, no ato solene. Ela   estava acompanhada do pai, o empresário Licurgo Hassem, um dos idealizadores do projeto.

“Hoje estamos dando o pontapé inicial em um sonho. Não posso esquecer  que gratidão precede a honra. É preciso ser grata e honrar  o governador Gladson Cameli por todo o apoio que tem dado à nossa cidade e ao senador Márcio Bittar que ousou destinar R$ 17 milhões para essa obra que vai mudar a história de Brasileia”, disse Fernanda Hassem.

Vice-governadora, Mailza Assis, relembrou que a obra corrige problemas causados pelos alagamentos enfrentados pelo município. Foto: Pedro Devani/Secom

A vice-governadora Mailza Assis também destacou a importância da obra. Segundo ela, quem ganha é a população de Brasileia e de Epitaciolândia.

“Essa obra, além de melhorar o fluxo nos municípios, tem o objetivo de corrigir problemas causados pelas alagações e evitar que ocorra novos problemas”, disse Mailza.

Área será totalmente revitalizada. Foto: Pedro Devani/Secom

Já o presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, destacou o trabalho do governador Gladson Cameli, do senador Márcio Bittar e da prefeita Fernanda Hassem pela dedicação e trabalho que vem sendo executado na cidade.

“Uma grande enchente destruiu a orla no Centro de Brasileia e parte histórica da cidade. E, hoje, estamos cumprindo mais um compromisso do governador Gladson Cameli com a população de Brasileia, que é de revitalizar esse espaço tão importante para os moradores”, disse o presidente do Deracre.

Presenças

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga, os deputados estaduais Tadeu Hassem, Clodoaldo Rodrigues e Maria Antônia, o vice-prefeito de Brasileia Carlinhos do Pelado, o vice-prefeito de Epitaciolândia, professor Soares, e o superintendente da Caixa Econômica no Acre, Thiago Assis.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Brasileia Marcos Tibúrcio e vereadores Elenilson Cruz e Alessandro Jorge e o ex-vereador Joelson Pontes, além dos secretários de Estado de Obras Públicas, Ítalo Lopes, e de Habitação e Urbanismo, Egleuson  Araújo, o presidente do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), José Bestene, e o comandante da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Luciano Fonseca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter