"Foi um amigo do peito", diz Binho Marques sobre o historiador que abraçou a causa da educação
A cerimônia de implantação do Território de Paz Santa Inês também foi marcada pela inauguração da Escola de Ensino Fundamental Josué Fernandes, cujo nome presta homenagem ao historiador que teve a educação como uma das causas de sua vida. A obra custou R$1.437.138,16, sendo que R$108.943,00 foram investidos em equipamentos. A escola possui 423 alunos matriculados, é dirigida pela professora Maria Calixto e conta com oito salas de aula, coordenação, sala de professores, secretaria, sala multicultural, cantina, banheiros, almoxarifado e despensa.
Fernandes faleceu na semana passada, em Rio Branco. "Um amigo do peito", assim o classificou o governador Binho Marques, educador como Fernandes. O filho do homenageado, Vladimir Fernandes, participou do descerramento da placa inagural, ato que contou com a participação de Tarso Genro, Raimundo Angelim e a secretária de Estado da Educação, Maria Correa.
A unidade faz parte do projeto de consolidação da ZAP Santa Inês. Situa-se próxima do conjunto habitacional que o Governo do Estado constrói para atender as famílias em situação de risco naquela ZAP. "A educação é uma das ações de melhoria desta região", disse a secretária Maria Correa.