O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, juntamente com o governador Tião Viana, a vice-governadora, Nazaré Araújo, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre e o procurador-geral de justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Oswaldo D’Albuquerque, realizaram nesta quinta-feira, 5, a entrega parcial dos 17 mil kits para famílias atingidas pela alagação, e o anúncio da liberação imediata de 966 casas do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
O anúncio e a entrega foram feitos no pátio do sétimo Batalhão de Engenharia e Construção (7° BEC) do Exército brasileiro, onde estão estacionadas as cinco carretas contendo colchões, fraldas descartáveis e material de higiene. O Exército será o responsável por fazer o armazenamento dos materiais e encaminhar para a distribuição nos municípios.
“Nós já estamos entregando materiais no estado desde a semana passada com a chegada de medicamentos do Ministério da Saúde. Durante essa semana chegarão mais kits com água potável, cestas básicas e outros materiais para que o governador faça chegar a todos os municípios afetados pela enchente”, contou Occhi.
O ministro lembrou que o governo federal trabalhou para atender a população com a máxima celeridade possível. “Essa é uma ação importante que foi autorizada na sexta-feira [27] e em menos de uma semana já chegaram aqui no estado”, lembrou.
Mesmo com o rio apresentando vazante, o governo federal mantém a atenção ao estado. Esta semana, o Ministério da Integração já liberou o recurso de R$ 2,5 milhões, e com a entrega dos 17 mil kits, a ajuda do governo soma R$ 3 milhões liberados, conforme prometido pelo ministro na semana passada.
Governo garante entrega imediata de casas
O governo federal juntamente com o governo do Acre, prefeitura de Rio Branco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF) trabalharam intensamente para efetivar a liberação de mais 966 casas em empreendimentos públicos de Rio Branco. Occhi contou que o resultado do trabalho é a satisfação em poder iniciar o dia anunciando notícias de esperança para o povo.
“É uma grande vitória, porque às vezes somos criticados pela burocracia e hoje damos um exemplo de esforço coletivo”, disse o ministro.
Para o governador Tião Viana, são ações como essas que minimizam os danos. “A presidenta Dilma determinou e o ministro executou com toda a solidariedade a chegada dos itens ao Acre e a entrega das casas que irão tirar quase 4 mil pessoas dos abrigos, para morar nas suas casas com dignidade” afirmou.
O procurador-geral de justiça garantiu que o Ministério Público continuará fazendo o acompanhamento das ações. “Nós estamos acompanhando desde o princípio toda a correção dos procedimentos e só temos a parabenizar o governo do Estado, o governo federal e a prefeitura pelo trabalho que vem sendo realizado”, disse.
O ministro agradeceu ainda, a atuação do poder Judiciário que, por intermédio do Tribunal de Justiça (TJAC) também estará atuando no acompanhamento destes procedimentos, a fim de garantir a legalidade e a transparência das ações.