Governador agradece apoio e fortalece parceria com governo do Peru

Governador Tião Viana diz que embaixador foi fundamental para esse momento de integração andina (Foto: Victor Dueñas)
Governador Tião Viana diz que embaixador foi fundamental para esse momento de integração andina (Foto: Victor Dueñas)

O governador Tião Viana, acompanhado do embaixador do Brasil no Peru, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, ambos com suas esposas, Marlúcia Cândida e Edna Ceres, respectivamente, foram recebidos nesta sexta-feira, 2, no Palácio do Governo do Peru, que fica na capital, Lima, pelo presidente do Conselho de Ministros, René Cornejo.

A visita de cortesia foi marcada pela palavra agradecimento. O governador Tião Viana, fez questão de agradecer por todo o apoio que o Peru deu ao povo acreano, no período de problemas enfrentados com o abastecimento, principalmente de alimentos e combustível, causados pela cheia do Rio Madeira, que deixou a BR-364 bloqueada por vários dias, isolando o Acre dos demais estados brasileiros.

O governador pediu também ao primeiro-ministro, René Cornejo, que transmitisse o agradecimento ao presidente Ollanta Humala, e aos ministros dos Transportes, do Interior, de Minas e Energia e Relações Exteriores, além do presidente da Petroperu e o superintendente Nacional de Administração Tributária, afinal, todos foram essenciais na mobilização para que o Acre recebesse produtos vindos do Peru.

“O governo peruano foi de uma solidariedade imensa ao Acre. Sou muito grato ao empenho de todos em prol do povo acreano. Agradeço também imensamente o embaixador Lazary, que não mediu esforços para consolidar a rota andina, que nesse momento se fortaleceu, mostrando a sua importância para os dois países”, disse Tião Viana.

O primeiro-ministro retribuiu com a mesma generosidade. “O Peru estará sempre à disposição, assim como consideramos que o Brasil sempre esteve”, ressaltou.

Ambos concordaram que essa crise deixou claro o acerto na decisão de construir a Rodovia Interoceânica, confirmando seu caráter estratégico, e mostrando que o comércio entre o Acre e o Peru tem enorme potencial.

Governador Tião Viana e esposa Marlúcia Cândida, acompanhados do embaixador Carlos Lazary e a esposa Edna Ceres (Foto: Cedida)
Governador Tião Viana e esposa Marlúcia Cândida, acompanhados do embaixador Carlos Lazary e a esposa Edna Ceres (Foto: Cedida)

René Cornejo aceitou o convite do governador Tião Viana, para visitar o Acre tão logo seja possível, e reiterou a importância da aproximação entre empresários acreanos e peruanos, sugerindo que em um próximo evento na fronteira, que reúne chanceleres e ministros, os dois países poderiam promover o encontro entre empresários dos dois países.

O governador Tião Viana concordou com o primeiro-ministro sobre a necessidade de explorar as oportunidades e potenciais ao longo da rodovia, para agregar valor e se possível, promover investimentos brasileiros na região de Madre de Dios. Cornejo também falou da possibilidade de replicar alguns projetos de desenvolvimento feito no Acre, que lhe causaram interesse ao serem apresentador pelo governador Tião Viana.

Ao final da conversa, o governo peruano também mostrou interesse em apresentar mais produtos ao país vizinho, principalmente aos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso. E ao falar da Copa do Mundo, o governador Tião Viana sugeriu que os peruanos venham ao Brasil utilizando como entrada o estado do Acre, que está de portas abertas para recebê-los.

Depois o governador Tião Viana e Marlúcia Cândida,  seguiram para uma visita a Embaixada do Brasil no Peru. O embaixador do Brasil no Peru, Carlos Lazary, também recebeu os agradecimentos do governador. “Eu como acreano honorário, desde que recebi a Grã Cruz de Estrela do Acre, me senti honrado em defender o interesse da população acreana”, comentou.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter