GovCast desta sexta-feira aborda pesquisas na área da educação, tecnologia, meio ambiente e infraestrutura

Os investimentos em pesquisa nas áreas de meio ambiente, educação, tecnologia e infraestrutura foram debatidos em mais uma edição do GovCast, o podcast do governo do Acre, que nesta sexta-feira, 22, contou com a presença da presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Iuçara Souza, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Moisés Diniz.

Os investimentos em pesquisa, a geração de emprego e a qualidade de vida dos pesquisadores foram temas debatidos. Foto: Claudio Angelim/Secom

O governo do Acre, somente em 2023 financiou mais de R$ 60 milhões em pesquisas para a Amazônia. Durante o bate-papo, foram discutidas as diferenças entre as instituições e sua atuação na implementação de projetos em todo o estado, principalmente como auxiliam jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

Iuçara Souza destacou que a Funtac tem 36 anos e foi por meio dela que a lei n.º 12.651/2012, que estabelece o Código Florestal Brasileiro, nasceu. Para Iuçara, “os investimentos em pesquisas são fundamentais, porque aproveitam o potencial do manejo florestal, além de desenvolver iniciativas ambientais e de controle tecnológico, realizando o aprimoramento dos materiais utilizados na construção de ramais e da pavimentação utilizada”.

Já Moisés Diniz salientou que a Fapac ainda é jovem, possuindo apenas 13 anos de serviços prestados à sociedade. “Realizamos investimentos na descoberta de novos medicamentos, por exemplo. Recebemos o pesquisador, fazemos a aplicação do recurso na busca da solução de uma doença, seja para uma aplicação tecnológica ou para gerar emprego e qualidade de vida para as pessoas”, relata.

Funtac e Fapac são instituições interligadas para realizar e avançar em pesquisas. Além de investimentos em meio ambiente, educação e tecnologia, trabalham também para aprimorar a infraestrutura de ramais, tema abordado no podcast desta semana.

O GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Acompanhe o programa completo pela rede estadual FM de rádios em todos os 22 municípios acreanos, pela internet, nas redes sociais oficial e no no canal do governo do Acre no YouTube.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter