Gladson prestigia ato solene em comemoração aos 16 anos da Escola de Contas do Acre

A Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima completou 16 anos de existência no último dia 19 de fevereiro. Nesta terça-feira, 10, uma sessão solene realizada no plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) celebrou a data. O órgão cumpre a importante tarefa de capacitar servidores e ocupantes de cargos políticos nas mais diversas áreas que envolvam utilização de recursos públicos e sua prestação de contas.

Em seu pronunciamento, Gladson Cameli enalteceu o papel desempenhado pelo TCE-AC na fiscalização dos gastos públicos. O gestor ressaltou que a instituição tem sido uma parceria desde o início de seu governo, sobretudo, por meio de capacitações e treinamentos aos novos servidores da administração estadual.

Governador Gladson Cameli parabenizou a Escola de Contas do TCE-AC e enfatizou que sua gestão não tolera corrupção Foto: Diego Gurgel/Secom

“Todas as vezes que precisamos do auxílio do Tribunal de Contas, fomos atendidos. Isso foi muito importante para nos ajudar a entender como devemos lidar com o erário público com total transparência, e assim temos feito. Quero aqui agradecer ao TCE e sua Escola de Contas publicamente e dizer que queremos continuar com essa parceria de sucesso”, afirmou Cameli.

Gladson frisou que não tolera corrupção e declarou ainda que a transparência tem sido um esforço constante de seu governo perante a população. “Estou realizando o sonho de ser governador do meu estado e quero dizer que estou gostando muito da experiência. Tenho trabalhado incansavelmente em busca de um futuro melhor para o nosso povo. Não tolero coisa errada e jamais vou aceitar corrupção na minha gestão”, pontuou.

A diretora da Escola de Contas, conselheira Naluh Gouveia, recordou que mais de 1,6 mil pessoas foram atendidas no ano passado pela unidade. Mediante os expressivos números apresentados, a conselheira defendeu a continuidade e o fortalecimento da instituição.

Na oportunidade, o TCE-AC fez a assinatura de acordos de cooperação técnica com o governo do Estado, Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Acre, Defensoria Pública Estadual e Centro Universitário Uninorte para continuidade das atividades por mais um ano.

Na oportunidade, TCE-AC celebrou a renovação de acordos de cooperação técnica para a continuidade das capacitações em 2020 Foto: Diego Gurgel/Secom

“Os melhores técnicos na áreas de contrato, licitação, contábil, orçamentária e financeira estão aqui [no TCE-AC] à disposição para realizar cursos, capacitações e aperfeiçoamentos. A população exige cada vez mais uma administração competente e que dê resultados. O serviço público só vai melhorar se tivermos capacitação”, salientou Naluh Gouveia.

O presidente da Corte de Contas afirmou que sua gestão tem se empenhado em aproximar a instituição da sociedade. Cristovão Messias citou a própria Escola de Contas como exemplo. Segundo ele, o TCE-AC está sempre disposto a ajudar e contribuir com o desenvolvimento do estado por meio da sua função constitucional.

Cristovão Messias é o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado Foto: Diego Gurgel/Secom

“A missão da Escola de Contas é promover a capacitação dos integrantes do Tribunal de Contas, seus jurisdicionados e outros seguimentos sociais. Objetivando a eficiente fiscalização, o aperfeiçoamento da gestão pública e o estímulo ao controle social. Estamos prontos a dar apoio a todos aqueles que nos procurarem”, argumentou.

O evento foi prestigiado ainda pelo secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade; pelo conselheiro Antônio Malheiro; pelo conselheiro Valmir Ribeiro; pela procuradora-geral do Ministério Público Estadual, Kátia Rejane; pela reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino; entre outras autoridades.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest