união

Gladson Cameli defende compra conjunta da vacina contra Covid-19 entre estados amazônicos

O governador Gladson Cameli demonstrou mais uma vez seu esforço na busca pela aquisição da vacina contra a Covid-19. Na última reunião ordinária anual da Assembleia Geral do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal realizada nesta segunda-feira, 21, o gestor defendeu a compra em conjunto do primeiro imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entre os nove estados da região.

Estados da Amazônia Legal têm mais de 28,5 milhões de habitantes Foto: Diego Gurgel/Secom

Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins possuem, juntos, mais de 28,5 milhões de habitantes. Cameli lembrou ainda que estes estados correspondem a 59% do território brasileiro e possuem inúmeros municípios de difícil acesso terrestre.

“Precisamos nos unir para não ficarmos para trás em relação a vacina. Juntos somos mais fortes e tenho certeza que uma ação conjunta entre os estados amazônicos é de fundamental importância para assegurarmos que essa vacina possa chegar de uma só vez para todos os estados da nossa região”, argumentou.

Desde a confirmação dos primeiros casos da doença no Acre, o governador Gladson Cameli tem buscado estruturar a rede pública de Saúde para salvar vidas. Dois novos hospitais foram construídos em menos de dois meses, equipamentos e insumos hospitalares foram adquiridos para atender a demanda, além da valorização dos servidores da Saúde. Recentemente, o gestor sinalizou a intenção de negociar a compra de 700 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Gladson Cameli destacou a importância dos estados se unirem para garantir a vacinação da população Foto: Diego Gurgel/Secom

“Temos colocado a vida em primeiro lugar. Por isso, temos feito tudo que podemos para que as pessoas tenham acesso a um atendimento de qualidade. Agora, o nosso principal desafio é conseguir essa tão aguardada vacina. Sou muito otimista e tenho fé em Deus que vamos conseguir imunizar a nossa população”, afirmou o gestor.

O governo do Acre já deu início a sua estratégia de imunização. Considerada uma das maiores campanhas de vacinação da história, a rede de frios do Estado será ampliada para o armazenamento das doses e os profissionais envolvidos receberão capacitações específicas. A expectativa é que a população seja imunizada a partir do primeiro semestre de 2021.

Consórcio de Governadores da Amazônia Legal tem novo presidente

Governadores participaram de videoconferência nesta segunda-feira Foto: Diego Gurgel/Secom

A reunião ocorrida por videoconferência também foi marcada pela aclamação do governador do Maranhão, Flávio Dino, como novo presidente do Conselho de Governadores da Amazônia Legal no próximo biênio (2021-2022).

Em sua palavras, o gestor maranhense enfatizou que dará continuidade ao trabalho do atual presidente, governador Waldez Góes, do Amapá, e será um defensor das causas prioritárias dos estados amazônicos.

“A nossa gestão à frente do Conselho será marcada pelo diálogo, sobretudo levando e defendendo nossas demandas junto ao governo federal. O momento é desafiador, devido à pandemia, e isso requer ainda mais responsabilidade da nossa parte”, comentou.