Com a marca de 50 mil publicações, Agência de Notícias do Acre cumpre dever com responsabilidade e credibilidade

No ar desde 2007, o site Notícias do Acre foi criado para ser um espaço de informações institucionais do governo do Estado em formato jornalístico. Ao longo desses anos, o portal cresceu, se adaptou às novas tecnologias, mudou sua forma de envolver o público e, em dezembro de 2020, chega à importante marca de 50 mil matérias publicadas.

Com mais de sete mil visitas diárias e mais de um milhão em todo o ano, o site é apenas uma parte da Rede Pública de Comunicação existente entre a Secretaria de Comunicação do Acre (Secom) e a Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), mas que possui hoje o compromisso de fortalecer digitalmente o princípio administrativo da publicidade nas ações do governo do Acre, além de trabalhar em sintonia com todo o restante da Rede.

Toda a equipe da Rede Pública de Comunicação reunida no dia do lançamento do novo layout do site Notícias do Acre Foto: Diego Gurgel/Secom

A equipe à frente do site é responsável não só pela produção e publicação de matérias relacionadas às secretarias e instituições governamentais, mas também de manter um bom relacionamento com todos os veículos de imprensa, pautando e respondendo de forma transparente as solicitações de informações.

“Hoje o site possui uma equipe enxuta, mas muito eficiente e afinada com a necessidade de dar cobertura a todo o estado. Valorizamos a transparência e a agilidade em divulgar a notícia de interesse público, mas também seguimos o desafio diário da comunicação pública em ser atrativa e chegar a todos, desde aqueles que leem a notícia pelo celular no Centro da capital, até os ribeirinhos do interior, que usam o rádio”, conta Nayara Lessa, diretora de jornalismo da Secom.

Feito em software livre, o site ainda reduz despesas para o Estado em armazenamento que poderiam chegar a valores na casa dos milhares de reais. Seu corpo de jornalistas divulga não só as ações do governo como uma forma de prestação de contas com a sociedade, mas também reportagens especiais que dão voz e descrevem o povo acreano, suas histórias, cultura e costumes.

Presente na redação do Notícias do Acre desde sua fundação, Viviane Teixeira atuou em diversas frentes no site e foi desde repórter premiada a editora. Hoje, no papel de subeditora, destaca o período evolutivo na comunicação.

“Por mais que seja um site institucional, o foco é as pessoas e suas histórias. Ao longo desses anos o site teve muitas mudanças, mas os princípios se mantêm e o trabalho com responsabilidade, principalmente”, ressalta a jornalista.

Um novo momento

O governador Gladson Cameli e a secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, em compromisso pela cidadania e democracia Foto: Marcos Vicentti/Secom

Desde o início da gestão do governador Gladson Cameli, democracia e cidadania são os conceitos escolhidos para nortear a comunicação pública. Sabendo da importância que o site representa, o governador e a secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, lançaram ainda em 2019 o novo layout com uma proposta multiplataforma, design leve, dinâmico e com grande foco na área mobile, o que facilita o acesso pela maior parte dos usuários, estabelecendo um novo modelo de comunicação pública para o Acre, com valorização da liberdade de expressão e comprometimento e respeito a todos os segmentos da sociedade.

Hoje no site Notícias do Acre, o usuário encontra notícias, artigos de opinião de gestores públicos, canais de informação para entrar em contato com membros da própria Secom, agenda do governador Gladson Cameli, vídeos, ferramentas de acesso rápido às redes sociais, além de acesso às rádios Aldeia FM e Difusora AM.

Para se ter uma ideia do impacto decorrentes das mudanças no site e sua integração com as redes sociais, até 2019 noventa por cento do público do portal Notícias do Acre tinha origem no Facebook por link direto para as reportagens. Agora, todas as postagens nas redes sociais do governo do Estado (Facebook, Instagram, Youtube, Twiter) têm um link levando o internauta para a página do site, aumentando significativamente o tráfego. As publicações nos stories do Instagram, antes sem links, representavam 0,2% em tráfego para o site Agência de Notícias. Em 15 dias com links, este número saltou para 11%.

A secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, destaca que o desafio é se comunicar cada vez melhor por meio do site, integrando-o de todas as maneiras possíveis.

“Hoje eu parabenizo todos os que contribuem para o funcionamento exemplar do site Notícias do Acre em nome da equipe da Secretaria de Comunicação, pessoas com quem tenho a honra de dividir os desafios de construir uma comunicação pública que de fato sirva aos interesses da sociedade e, sobretudo, garanta que este portal seja um instrumento de cidadania e democracia para àqueles que buscam informações acerca das ações do Governo do Estado do Acre”, destaca a secretária.